crossorigin="anonymous">
Acenda uma vela comum da cor de sua preferência, como descrevemos acima, sobre um prato claro, preferencialmente prato branco; (o prato pode ser usado novamente depois) para Oxóssi. Acenda a vela ao lado de um copo de água. Ore e mentalize com muita energia positiva e fé pedindo as graças que tanto deseja.
Para o Candomblé Oxossi é o Orixá que dá sustento ao corpo através dos alimentos. Por isso os antigos Candomblecistas o reverenciavam em Junho no dia dedicado a Corpus Christi. Oferenda: No Candomblé Asoso (milho cozido com coco) e na Umbanda frutas e vinho tinto.
1. Nomes dos Exús da Falange de Oxóssi
Ervas do Orixá Oxossi: Alfavaca do campo, jureminha, caiçara, arruda, abre caminho, malva rosa, capeba, peregum, taioba, sabugueiro, jurema, capim limão, acácia, cipó caboclo, goiabeira, erva de passarinho, guaco, guiné, malva do campo, são gonçalinho, Louro, cabelo de milho, eucalipto, manjericão, samambaia.
BANHO DE AXÉ DE OXOSSI - alecrim do campo; - capim cidreira. Ferva água, coloque as ervas lavadas e deixe em descanso por três horas. Depois, tome seu banho higiênico, jogando do ombro pra baixo este banho de ervas, pedindo a Oxossi que traga axé, prosperidade e boas energias.
Principais folhas e ervas de Xangô
Conheça as principais folhas e ervas de Omulú para uso ritualístico como banhos, defumações, trabalhos, oferendas e obrigações....Para quais situações usar as folhas e ervas de Omulú?
Ervas para Banho: Oxalá: boldo ( tapete de Oxalá), hortelã, alfazema, alecrim, alevante, manjericão, alfavaca, girassol, camomila, manjerona, malva branca, mil folhas, salvia, rosa branca, poejo, funcho (erva doce).
Banhos feitos com água quente devem ser feitos por meio da abafação e não fervimento da água e ervas, isto é, esquenta-se a água, até quase ferver, apague o fogo, deposite as ervas e abafe com uma tampa, mantenha esta imersão por uns 10 minutos antes de usar.
Principais folhas e ervas de Iemanjá
Pois o Amaci tem a finalidade de preparar o médium para receber as energias vibrantes do terreiro; além de proporcionar uma limpeza de sua aura; como também confirmar as entidades e Orixás que o acompanham. O ritual consiste em um banho de ervas específicas que serão determinadas de acordo com cada médium iniciante.
Nesse caso, recomenda-se banhar o corpo inteiro, inclusive a cabeça.
No dia do Amaci, que acontece em gira própria ou em uma gira convencional, o ritual se dá, em suma, por meio de uma lavagem da cabeça, um banho no chacra coronário, trazendo a vibração do Orixá do médium para mais perto desse filho.
Como muitos médiuns ao passar mal começam a cair no chão, ou a bambear as pernas, a expressão 'firma cabeça' quer dizer um médium que recebe toda a porrada energética da gira e mesmo assim fica em pé. Daí nasce esse termo, um médium forte teria o corpo e a 'cabeça firme' no lugar durante a gira.
Firmezas são uma forma de Magia de Umbanda, feitas com o intuito de serem temporárias. É muito comum ouvirmos nos terreiros – dentro dos desenvolvimentos ou no bate-papo mesmo – que tal guia fez uma firmeza tal e tal.
Ao contrário da umbanda, os cultos dessa religião não utilizam drogas, como tabaco e álcool. A mitologia africana aponta, além dos orixás, a existência de um deus soberano, chamado de Olódùmarè.
Ori, palavra da língua iorubá que significa literalmente cabeça, refere-se a uma intuição espiritual e destino. Ori é o Orixá pessoal, em toda a sua força e grandeza. ... Acredita-se que o Ori e o Odu - signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações na vida.
Portanto, o Bori é um culto de equilíbrio e fortalecimento da cabeça de cada indivíduo e pode ser feito em todas as pessoas, independente de religião. É comum pessoas que não são do culto nos procurarem para fazer um Bori.
O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.
Atualmente no Brasil são cultuados apenas 12 orixás. Já foram 16: quatro deles (Obá, Logunedé, Ewa e Irôco) há algum tempo só se manifestam em ocasiões bissextas, basicamente em festas e rituais específicos. Um número pequeno, diante dos mais de 200 existentes na África Ocidental, a célula mater dessas divindades.
Acontece sem previsão, normalmente numa festa: durante a dança e os cânticos o orixá se “manifesta” no futuro filho-de-santo, que é agitado por tremores e sobressaltos violentos. Quem já “bolou” conta que sentiu arrepios, calor, fraqueza e sensação de desmaio.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em 2020 quem rege é Iansã.
Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas - serventia direta de Orixalá. Exu Tranca-Rua - serventia direta de Ogum.
João Caveira pertence à falange do Exu Caveira, que por sua vez é regida pelo orixá Omolu.
Partindo para a análise e interpretação do cosmos religioso, é possível notar que às sete linhas rituais da umbanda correspondem as sete linhas rituais da quimbanda, comandadas pelos seguintes exus: Exu 7 Encruzilhadas, Exu Pomba-Gira, Exu Tiriri, Exu Gira-Mundo, Exu Tranca-Ruas, Exu Marabô, Exu Pinga Fogo.