Como faço para refinanciar um veículo financiado? Para solicitar o refinanciamento de veículo, será preciso ter em mãos os seus documentos pessoais do dono do veículo, além da documentação do automóvel e um comprovante de residência.
Sim. O refinanciamento de veículo não tem quaisquer restrições quanto a isso. Tanto se o seu carro estiver quitado quanto se ainda houver parcelas do financiamento em aberto, você pode solicitar esse tipo de empréstimo.
Quais são as etapas de um refinanciamento?
Para refinanciar um imóvel quitado, você deve procurar uma instituição financeira que realize empréstimos com garantia de imóvel (home equity) ou apenas “refinanciamento imobiliário”. Feito isso, a instituição pode oferecer crédito a determinadas condições, em troca de ter seu imóvel como garantia de pagamento.
Para solicitar o refinanciamento, é necessário que uma parte das parcelas do empréstimo anterior já estejam pagas (de 15% a 30%). Contudo, a operação é regida pela Lei nº que regulamenta o empréstimo consignado. Por fim, ao refinanciar, a dívida é quitada e a diferença é liberada como novo saldo.
3%
Simplificando: o refinanciamento é a renegociação da dívida no mesmo banco, voltando o contrato ao prazo original. Essa operação quita o consignado atual e começa um novo contrato, liberando mais dinheiro. Para refinanciar o contrato, é preciso estar com parte das parcelas pagas.
Ao refinanciar o contrato de empréstimo consignado, o saldo devedor atual é quitado e a diferença é liberada como novo saldo, em conta. Entenda no exemplo abaixo: Suponhamos que você precise de 1 500 reais e o seu saldo devedor atual é de 3 500 reais em 12 parcelas restantes.
O principal requisito para realizar o refinanciamento de empréstimo consignado é ter quitado um percentual consistente das parcelas. Em geral, os bancos exigem a amortização de 15% a 30% das mensalidades para que a renovação seja liberada.