Existem opções de remédios caseiros que podem ajudar no tratamento da garganta inflamada, e reduzir a quantidade de pus, como:
Tratamento da garganta com pus O gargarejo com água, sal e limão ou chás de gengibre e mel ou eucalipto são cuidados que podem ser tomados em casa para o alívio de dores e para os desconfortos. A garganta com pus deve ser tratada de forma contínua até o fim dos medicamentos prescritos pelo médico.
Para tirar os cáseos que ficam presos nas amígdalas, pode-se realizar um gargarejo com água morna e sal ou com um enxaguante bucal, cerca de duas a três vezes ao dia ou remover manualmente com a ajuda de um cotonete, por exemplo.
O que fazer quando o ferimento tem pus ou secreção amarelada? A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicador que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.
A exsudação é uma etapa natural da cicatrização. Esse líquido expelido (exsudato) é resultado de sangue cujas plaquetas e glóbulos vermelhos foram filtrados. O exsudato pode apresentar variações na aparência, consistência e volume de acordo com o tipo e origem da ferida.
Feridas cirúrgicas e abertas podem ter diferentes tipos de drenagem, incluindo a drenagem purulenta. A drenagem purulenta é um tipo de fluido que é liberado de uma ferida. Descrito frequentemente como sendo “leitoso” na aparência, e quase sempre um sinal de infecção.
Presença de pus indica que o local está infeccionado e de que o seu corpo está combatendo aquela infecção. Alerta vermelho se a ferida exala um odor forte ou ruim. Este é outro sinal de infecção. Fazer a higienização do local machucado é a primeira providência para que ele não fique infeccionado.
Pus é uma secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente malcheirosa, produzida em consequência de um processo de infecção bacteriana extracelular e constituída por glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, bactérias, proteínas, e elementos orgânicos.
Mostrar especialistas Como funciona? Não! Não é normal a saída de pus do local dos pontos da cirurgia. Melhor ser reavaliado pelo seu médico.
Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.
Primeiros sintomas Segundo Dr. Molina, os primeiros sinais de um seroma podem ser o inchaço ou abaulamento da região que pode evoluir para extravasamento de um líquido transparente ou mais claro pela cicatriz.
Apesar de ser algo natural, relacionado à reação de "defesa" do corpo, o seroma, ou acúmulo de líquido debaixo da pele, é uma condição que pode aparecer depois de qualquer cirurgia, especialmente daquelas em que há manipulação da pele e do tecido adiposo, como ocorre na lipoaspiração, na abdominoplastia e na ...
O seroma é definido pelo acúmulo de líquido no subcutâneo e está presente nos mais diversos procedimentos cirúrgicos. Embora seja considerado uma complicação do processo cirúrgico, não se trata de um erro.
Nos casos em que o seroma infecciona, o tratamento geralmente é feito com antibióticos prescritos pelo médico. Já no caso de seroma encapsulado, o médico poderá recomendar a cirurgia para remoção do líquido e para deixar a cicatriz mais bonita.
Tratamento caseiro do seroma Em geral, o seroma não exige tratamentos. Seromas pequenos são absorvidos naturalmente pelo organismo. O uso de cintas compressivas após uma cirurgia é a melhor forma de evitar o surgimento do seroma ou combatê-lo assim que surgir.
O Soroma, que é um termo para o popular “Infiltração e Extravasamento” dos cateteres venosos periféricos, são complicações e também são consideradas como Eventos Adversos (EA), relacionados à administração indesejada ou inadvertida do medicamento no tecido ao redor da área puncionada.
O Seroma é uma complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente.
Drenagem linfática ajuda a eliminar retenção de líquido após cirurgias. A cirurgia plástica exige alguns cuidados durante o pós-operatório e, algumas delas, incluem a drenagem linfática, uma massagem que irá acelerar o processo de recuperação e irá otimizar o resultado da cirurgia.
A - Seroma: acúmulo subcutâneo ou bolsa de soro e proteína em um ferimento fechado. Excelente meio de crescimento bacteriano. Desenvolve-se usualmente como falha na técnica cirúrgica.