Paisagem é uma categoria de análise da Geografia que nos auxilia no estudo e compreensão do espaço a partir de um recorte específico. Ela é definida como tudo aquilo que nós podemos identificar e interpretar por meio dos nossos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) em um determinado lugar.
O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem; e pode ser definido com sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza. ... O conjunto de atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico.
Os elementos naturais numa paisagem são, por exemplo: as árvores (e outros tipos de plantas que não foram cultivadas pelas pessoas), os rios, o solo, os morros, o mar. ...
O espaço geográfico é o espaço construído através da transformação do mesmo pelo homem (relação sociedade-espaço), tendo como finalidade a intencionalidade humana. Pode-se encontrar no espaço geográfico formas "naturais" (rios, planaltos, planícies e etc...) e artificiais (casas, avenidas, pontes...).
É o espaço onde são desenvolvidas as atividades do homem. É um espaço modificado pelas ações dos seres humanos, pelas transformações. O espaço geográfico é caracterizado como aquele que tem finalidade humana.
Resposta. :Espaço geográfico é um termo utilizado pela Geografia para caracterizar o lugar onde se realizam as modificações no meio ambiente feitas pelos humanos ao longo da história. Este espaço foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram e habitam diferentes lugares.
A paisagem é conhecida como um conjunto de diferentes elementos seja eles de caráter natural, social, humano, econômico que possuem relação entre si e são interdependentes. É tudo aquilo que é verificado pelos sentidos (visão, olfato, tato e audição) e encontra-se em constante transformação.
Os principais tipos de paisagem são: paisagem natural e paisagem humanizada.
Paisagem natural é um ambiente composto pelos elementos da natureza e que não sofreu intervenção humana, mantendo conservadas suas características típicas.
Já os elementos culturais são aqueles que foram feitos pelos seres humanos, que também comporão a paisagem. Exemplos de elementos culturais (ou humanizados): Casas, celeiros, currais, prédios, estradas, pontes, viadutos, rodovias, plantações, hidrelétricas.
Por sua vez, os elementos culturais são aqueles feitos pelo ser humano, como casas, ferramentas, transportes, cultivos, criação de animais, etc. Importante lembrar que os elementos culturais expressam as características de uma sociedade. Por isso, nem todas as casas serão iguais em todas as partes do mundo.
Resposta. Exemplos de cinco elementos naturais: rios, árvores, animais, montanhas, mares. Exemplos de cinco elementos culturais: casas, prédios, pontes, estradas, cercas. A paisagem corresponde ao conjunto de elementos provenientes da natureza ou de ações antrópicas que podemos observar.
As paisagens naturais são as expressões dos elementos da natureza que não se modificaram ou que foram pouco alterados pelo ser humano, como o espaço de uma floresta virgem ou o topo de uma montanha. ... As paisagens culturais – também chamadas de paisagens antrópicas – são as expressões das atividades humanas.
O que é Paisagem cultural: Também chamada de paisagem antrópica ou humanizada, a paisagem cultural é o resultado da interação do homem com a natureza. Um dos exemplos de paisagem cultural é a cidade do Rio de Janeiro, onde é possível encontrar paisagens que combinam elementos naturais com intervenções humanas.
Paisagem, para a Geografia, significa duas coisas: tudo aquilo que os sentidos humanos (tato, audição, olfato, visão) podem captar. Tudo aquilo que sua visão consegue enxergar é uma paisagem, tudo aquilo que sua audição escuta é uma paisagem. Portanto, tudo que o ser humano consegue sentir é uma paisagem.
Dentre exemplos de paisagens culturais, pode-se citar:
Os cincos principais conjuntos de paisagens naturais da terra são: desertos, florestas, campos, montanhas e savanas. As paisagens naturais da terra correspondem às paisagens que não sofreram modificação por ações antrópicas ou que se alteraram pouco devido a essas ações.