O Plano de Trabalho Docente Interdisciplinar é construido a partir do diagnóstico inicial do educador dentro do contexto socio-cultural em que os alunos estão inseridos.
5 dicas práticas para trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula
A interdisciplinaridade é um dos principais mecanismos para fazer uma relação entre as matérias dadas e mostrar como os conhecimentos são interdependentes. Além disso, é importante para o desenvolvimento do pensamento crítico, uma prática indispensável dentro de sala de aula.
A análise das respostas desses professores e professoras revelou que as principais dificuldades são: falta de tempo para se reunir com os colegas, pesquisar e se dedicar a leituras; a falta de conhecimento em relação aos conteúdos de outras disciplinas; as dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ...
Solicitar que os alunos criem conteúdos digitais estabelecendo uma conexão entre as áreas do conhecimento, além de ser uma proposta interdisciplinar, torna a aprendizagem significativa, uma vez que leva o cotidiano dos estudantes para a sala de aula.
Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento.
A educação interdisciplinar é importante no processo de formação dos alunos, pois ensinam a relação entre diferentes áreas de conhecimento, o que é de vital importância para a formação de um cidadão.
A interdisciplinaridade ajuda o aluno a desenvolver suas habilidades cognitivas e a capacidade de resolver situações conflitantes por meio da exposição de um assunto sob múltiplos pontos de vista.
O currículo vai além de uma seleção de conteúdos a serem trabalhados com os alunos, envolve toda a estruturação da instituição: o pessoal disponível, os meios didáticos, os espaços, o tempo e sua distribuição e até mesmo o tamanho das classes.
Diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”. ... Primeiro, a interdisciplinaridade deve respeitar as especificidades das disciplinas, o que já elimina de saída a possibilidade de eliminar alguma delas, por exemplo.
A interdisciplinaridade é uma forma de ensino, e ocorre quando se relacionam os conteúdos de diferentes disciplinas, para estudar um tema com o objetivo de capacitar o aluno, e aplicar os conhecimentos específicos de cada área na análise e verificação desse tema.
Ultrapassando as limitações que as abordagens anteriores apresentam, a transdisciplinaridade procura transbordar as disciplinas e considera outras dimensões além da cognitiva ao trabalhar os conhecimentos. Dessa forma, propõe um aprendizado com espaço para intuição, emoções, sentimentos, formas de expressão…
adjetivo Que contém ou abarca mais de uma disciplina; interdisciplinar. Capaz de produzir uma interação entre disciplinas que, não somente se restringindo ao conteúdo disciplinar, propõe um diálogo entre campos do saber, buscando alcançar e alterar a percepção, cognição ou comportamento do sujeito.
Grosso modo, a grande diferença entre os três é que o interdisciplinar e o multidisciplinar estão ainda presos às disciplinas. Ao passo que o transdisciplinar quer ir além. ... Na multi, várias disciplinas cooperam com um projeto, mas cada qual trabalhando um aspecto do objeto com o seu método.
O docente, face a essa postura, deve saber lidar com o inesperado, sendo sensível às transformações na forma de construir o conhecimento. ... Na postura transdisciplinar, a realidade é imensurável, considera, entre outras, as esferas espiritual, psicológica, cultural, emocional no fenômeno do conhecimento.
Multidisciplinaridade corresponde à abordagem de um mesmo assunto por várias disciplinas, sendo que cada disciplina tem como objetivo garantir o conteúdo disciplinar. ... Interdisciplinaridade é o trabalho coletivo entre diversas disciplinas com o objetivo de desenvolver vários conteúdos ao tratar do mesmo assunto.