AS 12 PORTAS DE JERUSALÉM.
O tanque de Betesda (em Língua hebraica: בית חסדא) é um local referido na Bíblia, mencionado somente no Novo Testamento. Alguns manuscritos antigos utilizam a designação Betsata, "casa das azeitonas", para se referirem a este reservatório de água.
Jerusalém tem 12 portas. ... Por essa porta passavam as ovelhas iam ser lavadas nos tanques para serem sacrificadas. O aprisco era o lugar onde as ovelhas eram preparadas para o sacrifício. É nesse lugar que entram o ladrão e o bom pastor.
A Páscoa judaica é conhecida pelos judeus como Pessach, palavra do hebraico que significa passagem. A Páscoa comemorada pelos judeus também é uma de suas festas religiosas mais importantes, assim como é a Páscoa para os cristãos. ... A primeira Páscoa aconteceu no contexto da escravidão dos hebreus no Egito.
De origem judaica, a comemoração era realizada como agradecimento a Deus, pelo suprimento das necessidades do povo. Era nessa festa que o povo eleito do Senhor, realizava as entregas das primícias ou primeiros frutos a Deus (Êxodo 23:16), e por isso, também ficou conhecida como Festa das Primícias ou do Tabernáculo.
O Yom Kipur é uma das datas comemorativas mais importantes do judaísmo. É o dia mais sagrado do calendário judaico ou, em hebraico, o "Shabat HaShabatot" (o Sábado dos Sábados).
O calendário judaico tem seis dias de jejum. A Torá nos determinou um único jejum, o Yom Kipur. ... Uma Mitzvá dos profetas é a pessoa jejuar nos dias que ocorreram desgraças com nossos antepassados. O objetivo principal desses jejuns é despertar os corações a observar os caminhos da Teshuvá (arrependimento).
Apesar de ser comumente dito ser o sábado de cada semana, é observado a partir do pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado. O exato momento de início e final do shabat varia de semana para semana e de lugar para lugar, de acordo com o horário do pôr-do-sol.
Origem do calendário judaico Criado há mais de 3 mil anos, o calendário judaico tem sua origem em histórias religiosas. Segundo a crença judaica, a lua nova do mês Nissan (correspondente a março/abril) teria sido apontada por Deus a Moisés pouco tempo antes da saída dos escravos hebreus do Egito.