EQST

O Que Rinoliquorria?

O que é Rinoliquorréia?

A rinoliquorréia (RLR) é definida como a presença de líquido cefaloraquidiano (LCR) na cavidade nasal e implica na existência de uma abertura óssea e dural colocando em comunicação o espaço subaracnóideo com as cavidades contaminadas das vias aéreas superiores.

Quais os sintomas de fístula Liquorica?

Os sintomas mais frequentes são a dor de cabeça e os vômitos que pioram quando a pessoa fica em pé. Pode ocorrer saída de um líquido incolor, transparente e salgado pelo nariz, orelha e garganta quando a pessoa faz esforços físicos. A complicação mais grave é a meningite.

O que causa fístula Liquorica?

A causas mais comum de fístula liquórica é o trauma craniano, responsável por mais de 50% dos casos. Tumores de base crânio, cirurgias nasais ou cerebrais, malformações congênitas e fístulas espontâneas são outras possíveis causas. O principal sintoma é o corrimento nasal unilateral ( por somente uma narina).

O que é fístula na cabeça?

As fistulas liquoricas espontâneas são pequenas aberturas na base do crânio, por onde o líquido que reveste o cérebro (liquor) escapa. Esse vazamento ocorre geralmente pelo nariz ou pelo ouvido. O sintoma mais comum é a de saída de um líquido claro, por uma das narinas.

O que é fístula na cirurgia?

Durante o procedimento cirúrgico contra a obesidade, o estômago é grampeado e suturado (costurado), e caso haja rompimento desses grampos ou pontos, haverá vazamento de secreção gástrica ou alimento para dentro da barriga e pele, o que pode levar a uma infecção. Esse “vazamento” é denominado de fístula.

Quais os tipos de fistulas?

Alguns tipos comuns de fístula incluem:

  • Uma fístula cega que forme uma câmara de ar que abra somente em uma extremidade e seja fechado na outro. ...
  • Uma fístula incompleta, que tenha somente uma abertura externo.
  • Uma fístula completa que tenha duas aberturas, uma de que é internos e os outro externos.

Como é feita a cirurgia de fístula na bexiga?

Quando indicada, a reconstrução cirúrgica é feita acessando-se a bexiga através do abdomen e reparando-se a lesão com pontos ou colocando-se um "retalho" (patch).

Pode tirar a bexiga?

A retirada completa chama-se cistectomia radical. A cirurgia de cistectomia envolve uma incisão no abdômen e o paciente é abordado sob efeito de anestesia geral. Quando há necessidade de extirpação parcial ou radical da bexiga, é preciso efetuar a reconstrução do órgão, geralmente com partes do intestino delgado.

O que fazer para passar a vontade de urinar?

Você deve estar bebendo pouca água e acumulando urina nos cistos renais (na "esponja" da medula). Isso não é bom, pois estimula o crescimento dos cistos e aumenta a chance de fazer pedras nos rins. Beba mais água e tente urinar pelo menos a cada 6 horas.

Qual comprimido tomar para infecção urinária?

Os antibióticos só devem ser utilizados quando recomendados pelo médico, no entanto, os mais comuns para tratar este tipo de infecção incluem:

  • Fosfomicina;
  • Ciprofloxacino;
  • Levofloxacino;
  • Cefalexina;
  • Amoxicilina;
  • Ceftriaxona;
  • Azitromicina;
  • Doxiciclina.