9,4 h
Nestes casos, como saber se nosso porquinho está doente? Vamos observar sintomas característicos, como espirros ou corrimento nasal e ocular. É importante ir ao veterinário, uma vez que estas infecções respiratórias, se não forem tratadas, podem levar à pneumonia.
Dentro da gaiola, ele deve ter uma casinha para dormir, aparas de madeira no chão, um recipiente com comida e um bebedouro. A temperatura da gaiola deve estar em um local que oscile entre 18º e 24º C e, de preferência, esteja dentro de casa. Sua água deve ser renovada uma vez ao dia e a gaiola limpa uma vez por semana.
Ao contrário de outras espécies, como a chinchila ou os hamsters, os porquinhos-da-índia são animais diurnos, portanto dormem à noite e são ativos durante o dia.
Eles costumam chiar quando ouvem certos sons que se conectam aos alimentos, como passos, o som da geladeira abrindo ou de uma sacola. Quando um dos porquinhos começar a chiar, os outros vão começar a correr na gaiola. Curiosamente, este som se dirige apenas ao humano.
Estes animais são seres sociais e adoram atenção. Coloque a gaiola dele em um lugar onde você fica bastante – na sala de estar ou no escritório. Fale com o porquinho durante o dia.
A cecotrofia é um hábito comum de porquinhos da índia. Às vezes eles comem o próprio cocô e isto acontece, você deve ficar tranquilo que no vídeo eu explico porque eles fazem isto.
Seu porquinho da índia pode estar apenas de cocando ocasionalmente, igual nós humanos fazemos as vezes. Mas se essa coceira é intensa, é preciso observar se não é alguns dos casos abaixo, mas quem faz este diagnóstico é o seu veterinário de confiança.
Feito isso, alguns dos melhores alimentos para porquinho-da-índia são: abobrinha, abóbora, acelga, almeirão, beterraba, brócolis, chicória, chuchu, couve, cenoura, escarola, espinafre, rúcula, repolho, pepino e tomate. Por outro lado, mantenha seu amigo longe de feijão, batata e alface.
Como dar banho em porquinho-da-índia. Os porquinhos-da-índia, independentemente da raça, são animais bastante limpos e não costumam se sujar em excesso ou cheirar mal, no entanto, é recomendável dar-lhes banho algumas vezes para manter a higiene perfeita. Uma vez a cada três ou quatro meses é suficiente.