Informação Nutricional Porção de 50g|Quantidade Por Porção|%VD*
O pão de queijo engorda porque também tem muitas gorduras vindas do queijo e também da sua massa que geralmente leva óleo. Possui proteína, mas em menor quantidade do que os carboidratos e gorduras.
Quando uma pessoa está fazendo dieta, tudo demais sobra. Se consumido como moderação (apesar de que a gente tem vontade de comer uma fornada inteira de pão de queijo Seu Ninico), o pão de queijo pode, sim, fazer parte da dieta, inclusive como substituto de outros pães feitos como farinha branca.
O truque é escolher versões com um reduzido teor de gordura. Se assim for, até pães de queijo pode comer sem culpa. Vai precisar de sete ingredientes para preparar seis unidades.
O ideal é consumir os queijos brancos, como o cottage, a ricota, o minas frescal e os requeijões light, que além de serem menos calóricos, possuem menos gordura.
Consumir queijos com menor quantidade de gordura, como o queijo cottage, a ricota e o queijo minas pode ser mais benéfico para quem está em processo de emagrecimento. Isso porque são opções menos calóricas devido à quantidade de gordura - e daí as chances de extrapolar a meta de calorias diárias diminuem.
Para quem está de dieta, os queijos mais adequados acabam sendo o cottage e a ricota, além da versão light do queijo minas frescal. Com 98 calorias em cada 100 gramas, o cottage é o queijo mais magro, seguido da ricota (140kcal) e do queijo minas frescal light (160 kcal).
Geralmente, quanto mais esbranquiçado menos gordurosos eles são. "Os queijos brancos sãos as melhores opções, como o cottage, queijo minas, ricota, por conter menos corantes, serem ricos em proteínas (como todos os tipos de queijos) e pobre em gorduras", explica a profissional.
“Geralmente, quanto mais brancos, mais saudáveis e menos gordurosos os queijos são, por conterem maior quantidade de cálcio e de proteína. O queijo cottage, a ricota, o queijo minas e a muçarela de búfala são bons exemplos. Eles têm menos corantes, são ricos em proteína e pobres em gorduras”, acrescenta.
Prato: alto teor de sódio Possui textura macia, coloração amarela forte e sabor suave. “Possui maior teor de gordura e colesterol quando comparado à mussarela, ao cottage e à ricota. Possui alto teor de sódio. Seu consumo deve ser moderado”, diz Pâmela.
Queijo minas frescal
Pequenas porções diárias fornecem a quantidade ideal de cálcio e fósforo. Os queijos podem servir como lanches, acompanhamentos ou até como pratos principais. Além de saboroso, o queijo é uma excelente fonte de diversos nutrientes essenciais às funções do organismo e por isso deve ser consumido todos os dias.
Comer muito queijo - ou qualquer outro produto lácteo - está associado ao risco de problemas de estômago, como gases, obstipação e inchaço, especialmente para aqueles que podem ser intolerantes à lactose.
Segundo os nutricionistas, o ideal é comer os queijos amarelos só uma vez por semana e apenas 30 gramas. "Uma fatia de queijo muçarela, que a gente bota no sanduíche, já passa de 20 gramas, então, se você botar duas fatias, você já está passando até da cota”. A mesma quantidade vale para os queijos brancos.
Os alimentos que não se deve comer para ajudar o fígado a recuperar são: Alimentos ricos em gordura como linguiça, salsicha, molhos, manteiga, carnes gordurosas, queijos muito amarelos e alimentos industrializados. Frutas cítricas ou com casca vermelha.
Batata doce Um de seus maiores benefícios é a presença de betacaroteno, um anti-inflamatório natural fundamental para a saúde do organismo. Após a sua ingestão, o betacaroteno é convertido em vitamina A no fígado, permitindo assim que o corpo faça uso deste importante nutriente.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 12 bons alimentos para o fígado para você incluir na sua dieta:
Bacon e gorduras Como já explicado, a gordura no fígado tem tornado-se uma das principais condições que afetam o fígado. Portanto, alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como bacon, embutidos, bifes com gordura, manteiga, sorvetes, chocolates e congelados, precisam ser consumidos com bastante moderação.