A Partícula Apassivadora é a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja, recebendo a ação em vez de praticá-la. Obrigatoriamente ela existe mediante a seguinte construção: Partícula Apassivadora = pronome apassivador "se" + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.
O pronome se será partícula apassivadora, quando acompanhar verbo transitivo direto, e o elemento paciente, que passa a ser sujeito, não for iniciado por preposição. O verbo concorda com o sujeito, ou seja, se o sujeito for plural, o verbo também o será. Ex.: Alugam-se barcos.
Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante.
Resposta. Pode ser conjunção, pronome, partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito. Até substantivo o "se" pode ser (nessa frase, por exemplo).
– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. ...
Forma verbal da segunda pessoa do singular (tu) no imperativo afirmativo do verbo SER. Exemplo de uso da palavra Sê: Sê feliz, sê honesto, sê bom filho, sê bom cidadão, sê servo útil para o Senhor Jesus!
São conjunções consecutivas aquelas que iniciam uma oração na qual é indicada a consequência do que foi declarado na oração anterior.
Exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia. Exemplo: Não fomos campeões, todavia exibimos o melhor futebol.
Conjunções aditivas são conjunções coordenativas que expressam adição. As principais conjunções aditivas são a conjunção e, usada para indicar uma adição com sentido positivo, e a conjunção nem, usada para indicar uma adição com sentido negativo. ...
c) Conclusivas (ideia de conclusão): pois, logo, portanto, por isso, por conseguinte, assim, então, etc. d) Explicativas (ideia de explicação): pois, que, porque, porquanto. Conjunções subordinativas: a) Integrantes (oração subordinada substantiva): quem, se, como.
substantivo masculino O que sinaliza a oposição ou a distinção entre coisas ou pessoas, quando comparadas: contraste entre a sombra e a luz. Comparação simples para diferenciar uma coisa de outra; cotejo. Diferença entre o colorido, a tonalidade, a luz de uma obra.
A idéia de conseqüência está ligada àquilo que é provocado por um determinado fato. As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem o efeito, a conseqüência daquilo que se declara na oração principal.
A palavra “mas” expressa sentido de oposição. A palavra “mas” é uma conjunção, ou seja, uma palavra invariável que se relaciona com duas orações responsáveis por exercer a mesma função sintática. Sua função é adversativa ou de oposição, pois liga duas orações ou palavras, e expressa a ideia de contraste ou compensação.