Quem Est Amamentando Pode Fazer A Cirurgia Baritrica?

Quem est amamentando pode fazer a cirurgia baritrica

A bariátrica é um tipo de cirurgia de redução do estômago, com o objetivo de diminuir a quantidade de comida tolerada pelo estômago ou para modificar o processo natural de digestão, de forma a reduzir drasticamente a quantidade de calorias absorvidas, facilitando a perda de peso.

Notícias

Essas cirurgias são realizadas, na sua grande maioria, por cirurgiões especializados em cirurgia bariátrica e por meio de procedimentos minimamente invasivos, com técnicas videolaparoscópicas, o que confere aos pacientes mais segurança, menos dor, menor risco de complicações, rapidez na alta hospitalar e retorno às atividades laborais e práticas esportivas.

Este tipo de cirurgia também está muitas vezes associado a outras vantagens sociais e psicológicas, como diminuição do risco de depressão e melhora da autoestima, da interação social e da mobilidade física.

Caracik destaca outra contraindicação: a falta de dentes. "Quando o paciente não consegue mastigar direito, o pós-operatório é mais difícil. Ao engolir pedaços grandes de alimento, há maior risco de obstrução e dor aguda, que só seriam solucionados por meio de uma endoscopia", completa a médica.

O processo terapêutico

<strong>O processo terapêutico</strong>

Passados mais de 30 anos desde a realização dos primeiros procedimentos desse tipo, seus benefícios já são reconhecidos pelos cientistas, mas os médicos são categóricos: a técnica não cura a doença, não é isenta de risco e nem é milagrosa.

De acordo com os especialistas, a bariátrica deve ser a última opção terapêutica empreendida em um quadro de obesidade, e após o paciente ter tido a oportunidade de um tratamento clínico adequado, na tentativa de perder peso.

Possíveis riscos da cirurgia

Além disso, é comum que após a cirurgia bariátrica os pacientes apresentem complicações nutricionais como anemia, deficiência de ácido fólico, cálcio e vitamina B12, podendo ocorrer também desnutrição nos casos mais graves. Confira como deve ser a dieta após a cirurgia bariátrica.

– Sleeve ou manga: é o método que retira parte do estômago sem alterar o intestino. Normalmente é recomendada para pacientes que apresentem um quadro menos grave de obesidade.

Entre todas as nações que compõem a OMS (Organização Mundial da Saúde), as Américas ostentam a mais alta prevalência de obesidade. Nos países que as compõem, cerca de 30% da população adulta está obesa. A cirurgia bariátrica é considerada uma opção para controlar o problema e as enfermidades a ele associadas.

Contraindicações

<strong>Contraindicações</strong>

As mais utilizadas no Brasil e na América Latina, e também ocupam quase a totalidade de indicações no mundo todo, são a cirurgia de derivação gástrica em "Y de Roux" (conhecida como bypass gástrico) e a gastrectomia vertical (Sleeve).

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

– Método de bypass: nesse método o estômago é reduzido com cortes ou grampos e é feita uma alteração no intestino para reconectá-lo à parte do estômago que irá permanecer funcional.

Benefícios adicionais

O resultado da cirurgia, na maioria das vezes, é satisfatório, o índice de mortalidade é baixo, corresponde a menos de 1%. A depender da atividade profissional exercida e da evolução do pós-operatório, o retorno ao trabalho pode ocorrer em até 1 semana após a intervenção, embora as atividades físicas mais intensas sejam desaconselhadas.

O sleeve gástrico tem menos riscos que o bypass, mas também possui resultados menos satisfatórios, permitindo perder cerca de 40% do peso inicial, sendo semelhante à banda gástrica. Veja como é feito e sleeve gástrico.

Referências: Ministério da Saúde; CFM (Conselho Federal de Medicina); SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia); ASMBS (Sociedade Americana para as Cirurgias Metabólica e Bariátrica); Stahl JM, Malhotra S. Obesity Surgery Indications And Contraindications. [Atualizado em 2021 Jul 31]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK513285/.

Prognóstico e possíveis complicações

Ao contrário do bypass gástrico, neste tipo de cirurgia, que também é conhecida como gastrectomia vertical, o cirurgião mantém a ligação natural do estômago ao intestino, removendo apenas uma parte do estômago para o tornar menor que o normal, reduzindo a quantidade de calorias ingeridas.

Trata-de de um procedimento cirúrgico realizado no estômago, intestino ou em ambos (trato digestório) indicado para o controle da obesidade. Dado o impacto da cirurgia na saúde do metabolismo, ela também é efetiva no tratamento do diabetes, da hipertensão (pressão alta), da apneia do sono, do colesterol alto e até do refluxo gastroesofágico, entre outras enfermidades.

Os médicos destacam como benefícios adicionais a resolução e controle das doenças associadas, além da redução do risco para enfermidades mais frequentes em pessoas com obesidade, como vários tipos de câncer: o de endométrio e mama nas mulheres, próstata e intestino grosso no homem.

Por que algumas pessoas voltam a engordar?

Fontes: Álvaro Antonio Bandeira Ferraz, professor titular da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital das Clínicas da mesma instituição, que integra a rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Jacira Caracik, médica endocrinologista, diretora da SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - regional São Paulo); e Wilson Salgado Júnior, professor associado do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP-USP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) e coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital das Clínicas da mesma instituição. Revisão médica: Wilson Salgado Júnior.

A cirurgia bariátrica é recomendada para indivíduos obesos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 116 quilos ou pessoas que tenham IMC acima de 35, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 102 quilos que tenha doenças associadas, como diabetes, colesterol alto, hipertensão, hérnia de disco, esteatose hepática (gordura no fígado), entre outras.

Já a cirurgia metabólica era considerada experimental no Brasil até que a Resolução 2.172/2017 do CFM reconheceu a prática como opção de tratamento para pessoas com diabetes tipo 2, com IMC entre 30 kg/m2 e 34,9 kg/m2, medida que deve ser validada por 2 endocrinologistas.

Fibrose cística (mucoviscidose)

Fibrose cística (mucoviscidose)

Normalmente, este tipo de cirurgia apresenta menos riscos para a saúde e tem um tempo de recuperação mais rápido, mas seus resultados podem ser menos satisfatórios que as outras técnicas. Saiba mais sobre a colocação de banda gástrica.

Para além da presença de quadros graves de doenças cardiovasculares, pulmonares, bem como tratamento de câncer ativo, osteoporose e até doença de Crohn, o alcoolismo é uma preocupação. Como é esperado que no pós-operatório haja maior dificuldade para engolir alimentos sólidos, sentir-se mais confortável ao beber líquidos poderia facilitar o uso do álcool.

Pode fazer abdominoplastia depois da cesárea?

A abdominoplastia após a gravidez independe do tipo de parto, podendo ser feita igualmente em mulheres que deram à luz por parto normal ou por cesariana.

Quem tem asma pode fazer a cirurgia bariátrica?

Agora obesos com depressão, asma, infertilidade e outras doenças também terão direito à intervenção. O Conselho Federal de Medicina (CFM) ampliou de seis para 21 as doenças que, associadas a um grau de médio de obesidade (IMC superior a 35), podem se tornar indicações para a cirurgia de redução do estômago.

Quem tem bronquite pode tomar anestesia geral?

A anestesia geral está contra-indicada no paciente que no dia da intervenção apresentar resfriado, febre, infecção das vias respiratórias (bronquite, crise asmática) ou insuficiência cardíaca descompensada.

Por que o tiopental não é indicado para pacientes asmáticos?

Os barbitúricos (tiopental, tiamilal) nas doses habituais são contraindicados para uso em asmáticos, por induzir a broncoconstrição através da liberação de histamina.

Qual Anestesico usar em asmáticos?

A cetamina é o indutor anestésico de eleição nos asmáticos e junto com o propofol são bronco- dilatadores, diminuindo a resistência das vias aé-reas ao relaxar a musculatura lisa brônquica.

Qual Anestesico usar em pacientes cardiopatas?

Anestésico local: Prilocaína com vasoconstritor (Citanest, Citocaína e Biopressin).

Que Anestesico usar em pacientes hipertensos?

Os pacientes hipertensos podem utilizar prilocaína 3% com felipressina 0,03 UI/ml, os quais não produzem alterações no sistema cardiovascular. Para pacientes descompensados recomenda-se utilizar anestésicos sem vasoconstritor, como a mepivacaína 3%(3).

Quem tem pressão alta pode tomar anestesia no dentista?

No caso de urgência e o paciente com pressão descontrolada, usa-se um anestésico sem vasoconstritor, de acordo com a indicação do dentista. No caso de insuficiência cardíaca ou infarto do miocárdio recente, deve-se usar anestesia sem vasoconstritor, como a mepivacaína.

Quem tem problema de pressão alta pode extrair dente?

Olá, pacientes que são hipertensos podem sim realizar a extração dentária caso apresente pressão inferior á 14/95 mm/Hg, pacientes que apresente pressão arterial superior só deverão realizar algum procedimento em caso de urgência.

O que aumenta a pressão?

8 hábitos que aumentam a pressão arterial

  • 1.

O que é bom para estabilizar a pressão alta?

Acompanhe as dicas para controlar a pressão alta.

  1. Pratique exercícios físicos. Não é surpresa que o movimento é um grande amigo do corpo e da mente humana. ...
  2. Tenha uma alimentação saudável. ...
  3. Faça um acompanhamento médico frequente. ...
  4. Não fume. ...
  5. Reduza ou elimine o consumo de bebidas alcoólicas. ...
  6. Evite o estresse.

O que é bom para abaixar a pressão rapidamente?

Um bom remédio caseiro para a pressão alta é tomar o suco de mirtilo diariamente ou consumir a água de alho, por exemplo....7 Remédios caseiros para pressão alta

  1. Água de alho. ...
  2. Chá de folhas de oliveira. ...
  3. Suco de mirtilo. ...
  4. Chá de hibisco. ...
  5. Chá de mangaba. ...
  6. Chá de cavalinha. ...
  7. Chá de valeriana.

O que é bom para regular a pressão?

O que fazer para controlar a pressão alta

  1. Emagrecer, mantendo o peso ideal;
  2. Fazer uma dieta com pouco sal;
  3. Praticar exercícios físicos; veja como controlar a hipertensão com atividade física.
  4. Deixar de fumar, se for o caso;
  5. Evitar ambientes estressantes;
  6. Tomar sempre o medicamento que o médico indicar.