Contudo, foi no Século 19 que a Patinação Artística tomou forma graças ao trabalho do norte-americano Jackson Haines, que incorporou elementos da dança e do ballet em suas apresentações. As primeiras competições surgiram em meados de 1880, e a ISU (União Internacional de Patinação) foi fundada em 1892.
Jackson Haines
A patinação no gelo teve início no norte da Europa, possivelmente em 1000 a.C. Os primeiros patins eram feitos de ossos de animais, como renas, alces ou bois. ... Patinar em lagos congelados era muito comum na Inglaterra do século XVII, e foram os ingleses que introduziram a patinação na América do Norte.
James Leonard Plimpton
A Patinação surgiu na Europa e inicialmente foi utilizada como meio de transporte para atravessar lagos e canais congelados pelo rigoroso inverno europeu, a partir daí se tornou uma prática de lazer e recreação, sendo restrita apenas ao inverno, já que quando o clima esquentava, os corpos d'água, congelados, derretiam.
substantivo feminino Ação de patinar; patinagem. Quadra de patinação, local preparado para esse tipo de esporte.
por volta de 1760
PATINAÇÃO ARTÍSTICA
Na patinação artística sobre o gelo há um total de cinco modalidades: patinação individual masculina, individual feminina, patinação de duplas, dança no gelo e patinação sincronizada. A última não é parte do programa oficial de competições e por isso tem um campeonato especial.
A patinação artística é mais complexa, tendo oito modalidades distintas (Figuras, Livre, Duplas, Dança, Solo, Show, Precisão e Inline), cada uma com suas regras e requisitos específicos, não sendo necessária a participação do atleta durante competições em mais de uma categoria.
A patinação de velocidade, assim como a patinação artística, tem origem na Idade Média, na Europa, e se dividiu em duas modalidades bem parecidas: a de verão, realizada em pistas e ruas, e a de inverno, disputada no gelo. A patinação no gelo surgiu como meio de transporte, para atravessar lagos congelados.
O simples fato de se colocar os patins nos pés e tentar equilibrar-se sobre eles desenvolve no praticante o senso de lateralidade e equilíbrio. Vários especialistas atestam que a patinação, quando praticada de forma dinâmica passa a ser uma aeróbica de baixo impacto com grandes benefícios físicos e mentais.
Bobsled. Conhecido como “Fórmula 1 do Gelo”, o bobsled é um esporte de inverno coletivo, disputado em duplas e quartetos, que descem em um trenó em pistas de gelo. Nas competições, cada equipe faz de duas a quatro descidas e vence quem tiver o menor tempo no total.
Com provas individuais e por equipes, a patinação de velocidade é disputada em uma pista oval de 400 metros (semelhante ao atletismo) e possui diferentes distâncias: as provas de Sprint consistem em 500 e 1000 metros, enquanto que as mais longas têm 5 quilômetros (feminino) e 10 quilômetros (masculino).
Na Patinação de Velocidade, o rink é oval e tem 400 metros, a mesma medida de uma pista de atletismo. Na pista curta, o trajeto oval é de 111 metros e normalmente é disputado no mesmo rink da patinação artística.
Treinando no Frio: Esportes praticados no gelo