Os demais principais fatores de risco para o infarto são: diabetes, fumo, colesterol alto, hipertensão, stress e histórico familiar importante de doenças cardíacas. Assim, a atenção deve ser redobrada quando a pessoa apresenta um ou mais destes fatores de risco.
Em medicina, diagnóstico diferencial é um método sistemático usado para identificar doenças. É feito, essencialmente, por processo de eliminação. Nem todo diagnóstico médico é diferencial.
O diagnóstico diferencial inclui IAM, aneurisma de aorta torácica, pericardite aguda, tamponamento cardíaco, pneumotórax, pneumomediastino, tumores torácicos, exsudatos, fratura de arcos costais, neuralgia intercostal; insuficiência cardíaca congestiva descompensada, asma aguda, exacerbação de DPOC, pneumonias, ...
Pode surgir após esforço físico ou durante repouso. Tende a irradiar para a base do pescoço e para região do ombro e braço esquerdos”. Na linha de risco estão aqueles que possuem histórico familiar ou pessoal para doenças cardiovasculares, como é o caso dos hipertensos.
A expressão “dor torácica atípica” ou “de baixo risco para síndrome coronariana aguda” tem sido empregada por anos para designar os quadros de dor no peito que não se aproximam do quadro clássico das síndromes coronarianas.
Área do peito situada à frente do coração.
O precórdio é a área de apresentação cardíaca na parede torácica anterior (Fig. ... As cavidades cardíacas que se localizam no tórax anterior, são: o átrio D, ventrículo D, aurícula E, ventrículo E. • A ponta corresponde ao ventrículo E.
Também, por meio da palpação, podemos verificar a pulsação na região epigástrica, sendo decorrente da transmissão das pulsações aórticas para parede abdominal. Quando essas pulsações se tornam intensas, sugerem uma hipertrofia ventricular direita.
A semiotécnica refere-se à inspeção, palpação e ausculta. Pesquisa de abaulamento: exemplo de achado é elevação de região anterior do tórax, indicando hipertrofia do ventrículo direito. Realizada por todo precórdio, no mínimo nos quatro focos de ausculta.
A percussão é utilizada quando o examinador deseja saber se a região examinada possui no seu interior ar, líquido ou se são sólidos. Por meio da movimentação de tecidos subjacentes são produzidos sons audíveis e vibrações palpáveis que podem ser distinguidas pelo enfermeiro.
A percussão é realizada com o terceiro dedo da mão direita, que golpeia a falange distal do dedo esquerdo, apoiado na parede. Aplicam-se dois golpes seguidos, rápidos e firmes, retirando-se instantaneamente o dedo, para não abafar o som.
substantivo feminino Choque resultante da ação brusca de um corpo sobre outro. [Música] Nome genérico que designa os instrumentos da orquestra de que se tira o som batendo; compreende principalmente os timbales, o bumbo, os pratos, o triângulo, bem como o vibrafone, os sinos e o xilofone; instrumento de percussão.
Dentro dos instrumentos de percussão idiofones, os mais conhecidos: gongo, triângulo, berimbau, pratos, castanholas, reco-reco, cajón, carrilhão, chocalho, sistro, sino e matraca.
Do latim “percussione” que significa choque de corpos, ato de percutir, a percussão é usada para dar ritmos aos variados tipos de músicas.
idiofones
Os chocalhos em fieiras são feitos de frutos – normalmente nozes e cocos – caracol, cabaça, élitros, garras e cascos de animais (anta, veado, boi).
O ganzá é um idiofone percutido indiretamente, chacoalhado ou agitado, enquadrado assim na classificação 112.
O chocalho é um instrumento que tem em sua parte interna ou externa pequenas peças, bolinhas, sementes ou guizos. Pode ser feito de inúmeros materiais e pode ter diversos tamanhos e formas.
O chocalho propriamente dito consiste num cilindro comprido oco, geralmente de metal, com objetos no seu interior (conchinhas, missangas, sementes etc.). O som é produzido agitando o instrumento, de modo que os objectos no seu interior se choquem com as paredes internas.
Caxixi – tipo de chocalho, instrumento idiofone de origem africana. Sendo um pequeno cesto de palha trançada em forma de campânula, pode ser de vários tamanhos e simples, duplo ou triplo com a abertura fechada por uma rodela de cabaça.