Quando Surgiu A Histria Social?

Quando surgiu a Histria Social

O dia 15 de maio é considerado o Dia do Assistente Social, profissão inscrita na história do Brasil há mais de 80 anos, mas que apenas em 1962, nessa data, foi regulamentada.

Leia também

Neste artigo, buscamos apresentar algumas das abordagens teóricas, grupos de pesquisa e instituições que fizeram e fazem parte do vasto (e diverso) campo da psicologia social brasileira. Para isso, em um primeiro momento, retomamos o modo como a história dessa ciência costuma ser contada - colocando a "crise de referência" da década de 1970 como um importante momento de inflexão, no qual ganham força a oposição ao modelo positivista de ciência e a necessidade de desenvolver abordagens críticas e comprometidas com a transformação social. Em um segundo momento, apresentamos algumas das abordagens teórico-metodológicas desenvolvidas após esse momento de "crise". Mais especificamente, abordamos o desenvolvimento da análise institucional, da psicologia sócio-histórica, da teoria das representações sociais e das abordagens construcionistas.

A Lei 8.742/93 mais conhecida como Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), diz que o objetivo da assistência social é amparar os direitos do cidadão. Esse amparo ocorre mediante dois tipos de proteção social:

7 comentários em “História do Serviço Social no Brasil”


7 comentários em “História do Serviço Social no Brasil”

Bernardes, J. (2001). História. In M. N. Strey (Ed.), Psicologia Social Contemporânea: livro-texto (5. ed., pp. 19-35). Petrópolis: Vozes.         [ Links ]

Tittoni, J., & Jacques, M. G. C. (2001). Pesquisa. In M. N. Srey (Org.). Psicologia Social Contemporânea: livro texto (5a. ed., pp. 73-85). Petrópolis: Vozes.         [ Links ]

De acordo com Raichelis (1997), “a constituição da esfera pública é parte integrante do processo de democratização da vida social, pela via do fortalecimento do Estado e da sociedade civil, de forma a inscrever os interesses das maiorias nos processos de decisão política”. Com isso podemos dizer que os conselhos são espaços prioritários que concretizam o controle social por meio da participação social e que contribuíram significativamente para a criação e aprovação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) em 2004.

A gênese do Serviço Social no Brasil (Década de 1930)

Sendo assim, para Law (2003), o problema de muitas ciências naturais e sociais não está em não mencionar ou em excluir o "outro" – isso é inerente ao processo de tornar algo presente. Mas está na negação dessa exclusão. Está na pretensão de ter um saber global, universal e totalizante. Neste artigo, assumimos a incompletude de nossa narrativa sobre a história da Psicologia Social brasileira. Admitimos que nossa narrativa é fruto de escolhas, que "a história é sempre um fazer" (Massimi, 2000, p. 12). Um fazer que não é neutro e que depende do lugar que ocupamos no presente. Afinal, é a partir dele que formulamos nossas perguntas, definimos nossos campos de interesse, escolhemos nossos objetos e selecionamos os documentos que utilizaremos para estuda-los. É a partir desse lugar que "compomos nossa reconstrução trilhando um certo caminho" (p. 11).

Palavras-chave: história da psicologia social, análise institucional, teoria das representações sociais, psicologia sócio-histórica, abordagens construcionistas.

As Expressões da Questão Social e a Luta de Classes no Capitalismo

As Expressões da Questão Social e a Luta de Classes no Capitalismo

Álvaro, J. L., & Garrido, A. (2006). Psicologia Social: perspectivas psicológicas e sociológicas. São Paulo: McGraw-Hill.         [ Links ]

Assim como a AI, a Psicologia Sócio-Histórica começou a se desenvolver no Brasil no final da década de 1970, impulsionada pelo movimento de contraposição às práticas psicológicas hegemônicas daquele período. No entanto, as histórias, influências teóricas e preocupações centrais dessas duas abordagens psicossociais são bastante diferentes.

O movimento de Reconceituação do Serviço Social (1965-1979)

Spink, M. J., & Spink, P. K. (2007). A psicologia social na atualidade. In A. M. Jacó-Vilela, A. A. L. Ferreira, & F. T. Portugal (Orgs.), História da Psicologia: rumos e percursos (pp. 565-585). Rio de Janeiro: Nau.         [ Links ]

Rasera, E. F., Guanaes, C., & Japur, M. (2004). Psicologia, ciência e construcionismos: dando sentido ao self. Psicologia: Reflexão e Crítica, 17(2), 157-165.         [ Links ]

O assistencialismo realizava-se por meio de ações pontuais, fragmentadas, descontínuas e em desacordo das demais políticas e do conjunto das necessidades dos usuários. Isso porque reafirmava a exclusão social do indivíduo, o mínimo social não garantia a sobrevivência, promovia a reprodução de uma cultura subalterna e via o clientelismo como um instrumento de troca, barganha, fundada no favor e na benesse.

Indicadores

Ferreira, M. C. (2011). Breve história da moderna psicologia social. In C. V. Torres, & E. R. Neiva (Orgs.), Psicologia Social: principais temas e vertentes (pp. 13-30). Porto Alegre: Artmed.         [ Links ]

No caso específico do Brasil, essas insatisfações levaram ao desenvolvimento e/ou à adoção de diferentes teorias e metodologias: um grupo de pesquisadores, liderado por Georges Lapassade, Osvaldo Saidon e Gregorio Baremblitt, desenvolveu a Análise Institucional; já Silvia Lane coordenou o grupo que estabeleceu os fundamentos do que mais tarde viria a ser conhecido como a Escola Sócio-Histórica; outro grupo, liderado por Ângela Arruda e Celso Sá, começou a realizar trabalhos a partir de teorias europeias, especialmente a das Representações Sociais (Jacó-Vilela, 2007). Poderíamos acrescentar a essa lista várias outras abordagens, tais como: as (pós)construcionistas, a Psicanálise Social, a Psicologia da Libertação e a Escola de Frankfurt.

O que é um histórico social?

Relativo, simultaneamente, à história e à sociedade. Plural: histórico-sociais.

O que é História Social da Cultura?

História Social da Cultura A reflexão sobre questões teóricas e historiográficas foi parte integrante da discussão dos temas comuns – cultura, história e arte -, bem como a valorização das abordagens historiográficas com perspectiva interdisciplinar.

O que é história natural e História Social?

Seres humanos têm história. ... A diferença é que quando nos referimos ao que aconteceu com as rochas, os vulcões, os rios e os oceanos falamos de história natural; e chamamos de história social quando falamos daquilo que se passou com o ser humano vivendo em sociedade.

O que significa a história vista de baixo?

A história vista de baixo consiste na corrente teórica de historiadores que procura produzir conhecimento histórico a partir do ponto de vista de mulheres e homens considerados comuns até então, mas que foram tão sujeitos do processo histórico estudado quanto políticos e líderes militares que habitualmente protagonizam ...

O que é história social inglesa?

A História Social é um gênero da História. Este gênero ganhou força com a terceira geração da Escola dos Annales, especialmente através do historiador Edward Palmer Thompsom, o qual é considerado o maior historiador inglês do século XX.

Qual a importância da história no contexto social?

A história tem uma relação direta com o homem em seu tempo. A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.

O que é História Cultural Peter Burke resumo?

Introdução - O Livro de Peter Burke trata da redescoberta e importância da História Cultural a partir dos anos de 1970. A História Cultural dedica-se as diferenças, debates e conflitos das tradições compartilhadas em culturas inteiras.

O que é história e cultura?

A história cultural ocupa-se com a pesquisa e representação de determinada cultura em dado período e lugar. Ela não se dedica diretamente à história política ou à história oficial de países ou regiões. Na história cultural a cronologia não é tão relevante quanto na historiografia política.

O que é a história natural?

A história natural de uma doença é uma descrição, ou seja, algo que possui uma evolução, do processo de adoecimento de um indivíduo até sua cura ou morte. Trata-se de um estudo que acaba sendo um instrumento necessário, pois aponta quais métodos podem ser utilizados na prevenção e no controle.

O que é história e sua finalidade?

História é a ciência que estuda as ações humanas ao longo do tempo. O trabalho do historiador inclui uma análise minuciosa dos documentos que permitem o estudo do passado. História é a ciência que estuda os acontecimentos passados e a ação do homem no tempo.

O que podemos chamar de história?

História (do grego antigo ἱστορία, transl.: historía, que significa "pesquisa", "conhecimento advindo da investigação") é a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço concomitantemente à análise de processos e eventos ocorridos no passado.

O que é história vista de cima?

Para alguns historiadores, a história era vista de cima para baixo e os grandes eventos ocultavam os personagens que também possuíam seu papel de destaque. ... A partir deles é que os historiadores tiveram a preocupação em analisar os fatos históricos dando importância também aos agentes tidos até então como figurantes.

O que estuda a história social?

História social é um campo da disciplina História que tem como objeto a sociedade como um todo. Surgiu como uma reação à história política e militar, que destacava figuras individuais como reis e heróis.

O que é História Cultural referência?

História cultural (do termo alemão Kulturgeschichte ou Kulturhistorik), ao menos em sua definição comum a partir da década de 1970, frequentemente combina as abordagens da antropologia e da história para olhar para as tradições da cultura popular e interpretações culturais da experiência histórica e humana.

O que diz Peter Burke sobre a função da história?

O historiador britânico Peter Burke, uma vez nos disse que “a função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer". ... O papel do historiador é, portanto, é não permitir que seja esquecido aquilo que deve ser lembrado e assegurar que seja lembrado aquilo que se esforçam para que seja esquecido.

Qual a diferença de cultura e história?

Ao contrário, a cultura é uma forma de estrutura de tempo linear dentro de um mundo (natural) regido por um tempo circular (cíclico): através dela, a história humana se desenrola, no fluxo de novas percepções e valores construídos pelo afã humano de estabelecer um lugar para si no mundo.

O que é História Cultural nova edição?

O que é história cultural? ... São aqui tratadas, em ordem cronológica, as principais formas pelas quais a história cultural foi e ainda é escrita, com especial atenção para as tradições comuns aos atuais historiadores, assim como para seus conflitos e debates.

Qual é a história natural da doença?

A história natural de uma doença é uma descrição, ou seja, algo que possui uma evolução, do processo de adoecimento de um indivíduo até sua cura ou morte. Trata-se de um estudo que acaba sendo um instrumento necessário, pois aponta quais métodos podem ser utilizados na prevenção e no controle.