Hábito que deve ser aplicado diariamente, a inspeção de rotina deve ser aplicada pela equipe responsável pela segurança ocupacional da empresa. Tem o objetivo de identificar erros aparentes e comuns nos EPIs e caso tenha algum dano, repará-lo o mais rápido possível, evitando assim acidentes recorrentes.
O que é segurança comportamental? Trata-se de uma ferramenta na qual técnicas e planejamentos são reunidos com a finalidade de minimizar os riscos de acidentes focando nas atitudes e nos comportamentos dos indivíduos.
Comportamento de risco são ações e atitudes cotidianas de cada indivíduo em situações específicas. Isso significa que o comportamento de risco é individual, varia de pessoa para pessoa e depende dos atos de cada um.
Comportamento de risco são práticas adotadas que aumentam o risco de contrair uma doença sexualmente transmissível (DST). O consumo de álcool, drogas e a prática de atividade sexual sem proteção, são fatores que potencializam o risco de um indivíduo adquirir uma doença.
Os comportamentos considerados de risco são aqueles que contribuem para que os acidentes aconteçam (atos inseguros). Alguns exemplos são: não usar EPIs; não seguir padrões de segurança; e utilizar ferramentas de maneira inadequada.
O Ministério do Trabalho classifica os riscos ocupacionais em 5 tipos. De acordo com suas características, são: