Quando Foi Criada A Deep Web?

Quando foi criada a deep web

Antes mesmo de a internet existir, já havia redes secretas para a circulação de informações sigilosas. Chamadas de darknets, elas surgiram ainda no tempo da Arpanet e seus endereços não apareciam nos índices oficiais de laboratórios, bases militares e universidades. Embora recebessem dados da Arpanet, elas não estavam abertas nem enviavam informações para fora.

Em 2002, foi lançada uma alternativa do projeto para fins não-governamentais. Ela recebeu o nome de Tor (a sigla de The Onion Routing) e sua primeira versão estável foi liberada para uso no ano seguinte. Hoje, a organização The Tor Project licencia gratuitamente o código da plataforma e mantém tudo funcionando.

Que Tal Essa Delícinha Na Sua Tarde

Traduzida literalmente como “internet profunda”, a deep web é a camada que fica logo abaixo da internet “rasa” - aquela que aparece nos mecanismos de busca e que fornece conteúdo aberto para qualquer pessoa conectada. Segundo a National Public Radio (NPR), agência pública de rádio dos Estados Unidos, mais de 90% da internet não estão disponíveis para navegadores de “superfície”, e grande parte dessa imensa fatia fica localizada na deep web

Especialista recomendou o reforço na divulgação dos benefícios da imunização para combater notícias falsas. Encontro foi promovido pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

7Minutos

7Minutos

Essa técnica foi utilizada em um site com imagens de pornografia infantil, por exemplo. O FBI foi criticado por temporariamente ter mantido o site no ar em vez de retirá-lo imediatamente, mas a Justiça americana entendeu que a medida foi necessária para colher mais informações sobre os visitantes da página.

As primeiras ideias que surgem ao citar deep web e dark web são atividades ilícitas: tráfico de drogas, racismo, grupos de ódio, movimentos políticos fora do debate democrático e pedofilia. Essa pré-concepção não está totalmente errada, mas também não está totalmente certa. Há muito mais sobre as camadas profundas da internet do que pode ser compreendido simplesmente pelos termos.

R7

O Federal Bureau of Investigation (FBI) tenta vigiar a deep web em parceria com outras instituições com o objetivo de capturar criminosos ou solucionar crimes expostos nos fóruns dessa versão invisível da internet.

O termo se popularizou com uma definição mais compacta para se referir aos sites que necessitam do uso de programas específicos para serem acessados. O mais popular entre eles é o Tor, mas existem outros softwares, como Freenet e I2P. O emprego do termo "deep web" é incorreto neste contexto - o termo certo seria "dark web" (web escura).

Segundo a organização americana sem fins lucrativos Fundo de Tecnologia Aberta (OIT, na sigla em inglês), que luta por acesso irrestrito da internet em todo o planeta, o navegador criptografado Tor - ferramenta essencial para quem não deseja ser rastreado e a preferida por quem navega pela dark web -, registra alto tráfego de dissidentes políticos que usam recursos desse sistema para receber e divulgar notícias em países com fluxo de informação altamente limitado, como Nigéria, Camarões, Uganda e Zimbábue.

Enfim, Edson Tavares no POD7 RAIO X

Enfim, Edson Tavares no POD7 RAIO X

Outros sites que tentaram preencher o vácuo deixado pelo fim do Silk Road na venda de drogas, armas de fogo ilegais e até mesmo anúncios de assassinos de aluguel também foram fechados

“Ela funciona como se fosse um labirinto e dificulta muito o rastreamento. É justamente essa privacidade que muita gente explora para fazer o mal”, explica Cleyton Viana, coordenador de Tecnologia da Serasa Consumidor.

Anúncio foi feito durante Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro, com participação dos presidentes Lula, Luis Arce (Bolívia) e Santiago Peña (Paraguai). Será desenvolvida infraestrutura em cinco rotas até 2026.

Breaking News 7Minutos

Se você já leu alguma matéria, artigo ou assistiu a uma reportagem sobre a internet que citava o termo dark web, sabe que o maior repositório online de venda de drogas do mundo, o Silk Road (Rota da Seda, em tradução livre - referência à rota comercial que ligava Europa e Ásia antes da descoberta do caminho marítimo para as Índias) costumava estar de portas abertas para usuários e traficantes de entorpecentes de todo o globo por meio da dark web.

O Tor, então, se tornou o navegador usado nos confins da internet — muitas vezes, para praticar crimes. Os domínios das páginas navegadas no Tor não são construídos em formato HTML, justamente para dificultar o acesso, e terminam em ponto onion (.onion).

Que Tal Essa Delícinha Na Sua Tarde

Ao navegar na dark web, entramos realmente em um mundo obscuro de informações e conteúdo que não estão disponíveis para usuários comuns. Apesar do nome sombrio, essa camada esconde conteúdos que vão além das ilegalidades, e também oferece abrigo para quem luta por direitos humanos e por informação livre e irrestrita. 

Na deep web, cada roteador pelo qual a conexão passa criptografa uma camada. Isso quer dizer que, para chegar à mensagem original, é preciso solucionar todas as outras codificações — as camadas. A The Hidden Wiki (a wiki escondida) é o índice mais famoso com links para navegação na deep web.

Quem é o dono da deep web?

Existem três grandes redes de Dark Web (TOR, Freenet e I2P) e inúmeras outras menores. O TOR, a maior Dark Web, foi desenvolvido por três cientistas, Paul Syverson, Mike Reed e David Goldshlag.

O que aparece na deep web?

As informações bancárias de um correntista, os e-mails pessoais e funcionais, os sistemas de administração de sites, blogs e redes sociais, por exemplo, podem ser considerados conteúdo deep web. Essa camada da internet, apesar de ser restrita, não é totalmente diferente da chamada “web de superfície”.

O que é TIB web?

Deep Web (Internet Profunda, em tradução livre) é uma área da Internet que fica "escondida" e tem pouca regulamentação. ... A Deep Web não pode ser acessada por meio de pesquisas em buscadores, como o Google ou Bing e também não é acessada digitando um endereço em um navegador comum (Chrome, Firefox, Edge etc).

Quem criou a Tor?

Paul Syverson O princípio central do Tor, o "roteamento de cebola", foi desenvolvido em meados dos anos 90 pelos funcionários do Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos, pelo matemático Paul Syverson e pelos cientistas de computação Michael G.

Qual a diferença da Deep Web é dark web?

A diferença, então, é que o conteúdo da deep web não é acessível simplesmente porque está restrito por logins ou paywalls, enquanto o conteúdo da dark web é propositalmente escondido por seus proprietários e requer um software especial — um navegador chamado Tor — para ser acessado.

O que vem depois da Deep Web?

A maioria das descrições da Internet contém três camadas, ou níveis: a Suface web, a Deep web e a Dark web. Essas categorizações podem ser úteis e enganosas.

Para que serve o aplicativo Tor?

O TOR inibe a consulta das informações reais, fornecendo aos sites dados padrão que fazem com que todos os usuários da rede TOR pareçam iguais, impedindo que um perfil seja traçado. ... Ele usa três camadas de criptografia para impedir que os dados sejam interceptados e a origem do acesso seja reconhecida.