O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.
A partícula SE como índice de indeterminação do sujeito Precisa-se de professor. No caso de o SE ser um índice de indeterminação do sujeito, ele estará sempre agregado ao verbo na 3ª pessoa do singular, e o sujeito será indeterminado.
A partícula “se” assume várias funções na Língua Portuguesa: 1- Conjunção: a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. ... b) Partícula apassivadora: quando se liga a verbos transitivos diretos com a intenção de apassivá-los.
Frase é um enunciado de sentido completo, que transmite determinada mensagem. Ela termina em sinais de pontuação, seja o ponto final, a exclamação, a interrogação, os dois-pontos ou as reticências. A frase pode ser verbal (possuir verbo) ou nominal (sem verbo).
Resposta. O inicio geralmente vem com a letra maiúscula, tanto substantivos, quanto verbo ou nome. O fim é marcado pelo ponto final, de interrogação ou de exclamação.
Caso uma frase seja formada por uma ou mais orações, ela é considerada um período. É comum identificar o período pelo começo com letra maiúscula e encerramento com uma pontuação, porém este método é extremamente falível. Em um texto, é comum que as frases sejam períodos, mas isso não significa que seja uma regra.
O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão.
quando termina com qualquer ponto acaba o período. Ex: ponto, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências. Ex: Hoje eu comi um pão. Estava muito bom.