O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
1715 – 1789
O movimento filosófico denominado Iluminismo surgiu na Europa do século XVIII, baseando-se na crença absoluta da razão como forma única de o homem alcançar a tão sonhada autonomia intelectual, o progresso material, o desenvolvimento das virtudes morais, bem como o aprofundamento do conhecimento científico.
Iluminismo é um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Nessa época, o desenvolvimento intelectual, que vinha ocorrendo desde o Renascimento, deu origem a idéias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... - A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
O Iluminismo, também conhecido como Século das Luzes e Ilustração, foi um movimento intelectual e filosófico que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII, "O Século da Filosofia".
2- quais foram as suas grandes influências? cultural, social, político e espiritual. 3- onde o iluminismo foi mais expressado? na França.
O Iluminismo foi um acontecimento histórico da Idade Média, que desenvolveu os conceitos sobre razão e racionalismo. Foi um amontoado de ideias sem explicação em que predominava o uso da razão. ... Ideias opostas aos pensamentos religiosos, desenvolvidos pelos representantes religiosos revoltados com a igreja.
A ) Podemos dividir os pensadores iluministas em dois grupos: ( ) Racionalistas e iluministas. ( ) Economistas e filósofos. ( ) Iluministas e filósofos. ( ) Ilustrados e racionalistas.
Os iluministas acreditavam que a razão conduziria os seres humanos ao progresso. Com o passar do tempo, a ignorância, fruto da irracionalidade, desapareceria e teríamos então uma humanidade esclarecida, isso os fazia otimistas.
Os Iluministas eram críticos da relação que havia sido estabelecida entre Estado e Igreja no modelo das monarquias absolutistas e defendiam que, para que pudesse haver justiça, deveriam ser separados não só os poderes políticos, mas também a Igreja e o Estado.
Os pensadores iluministas defendiam a tese do Estado Laico, de modo que o Estado e a Igreja deveriam estar completamente separados.