Assim como acontece com as operações, esses sinais de associação possuem uma ordem que deve ser respeitada. Primeiro, resolvemos os parênteses, quando acabarem os cálculos dentro dos parênteses, resolvemos os colchetes; e quando não houver mais o que calcular dentro dos colchetes, resolvemos as chaves.
Os colchetes devem ser usados: Em construções previamente separadas por parênteses. Existe dois tipos de orações coordenadas: as sindéticas (ligadas através de uma conjunção) e as assindéticas (ligadas através de uma pausa [normalmente simbolizada pela vírgula]).
Diferença entre parênteses e colchetes Os colchetes são uma espécie de parênteses. Os colchetes, na verdade, são um tipo de parênteses, já que são responsáveis por apresentar informações acessórias, entretanto os seus usos requerem a observância de algumas regras.
Se alguma coisa na citação for alterada, avise o leitor, por meio de nota ou advertência em seu próprio texto e se fizer correções ou acréscimos na citação, coloque-os entre colchetes, para demonstrar que não fazem parte do texto original.
E por falar em colchetes: estes são de praxe quando numa citação de livro ou transcrição de depoimento se enxertam comentários ou palavras para entendimento. Exemplo: O operador não sai desses comandos aqui, [ele] cumpre rotinas, talvez faça uma coisa assim [faz um gesto circular].
5) Exatamente por isso, têm-se utilizado, na prática, as reticências entre parênteses ou entre colchetes, para indicar, com mais clareza, a supressão de parte do texto que consta do original.
Os colchetes têm a mesma finalidade que os parênteses, todavia seu uso se restringe aos escritos de cunho didático, filológico, científico. Pode ser empregado: em definições do dicionário, para fazer referência à etimologia da palavra.
A palavra tem origem no latim e significa algo implícito. De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase.
As reticências são usadas nos seguintes casos:
2. Nas omissões em citações – quando, em meio à citação, suprimem-se trechos do texto citado (permitidas quando não alteram o sentido da frase ou do texto), esta omissão deve ser indicada através de reticências entre colchetes (ou parênteses): [...].
Bem, antes de irmos para as reticências, mais uma pequena observação: Os sinais de pontuação devem ficar junto da frase à qual pertencem. Se a frase ou trecho está entre aspas, seu sinal de pontuação deve ficar entre aspas também. Caso contrário, o sinal de pontuação deve ficar fora das aspas.
Resposta. Resposta: a frase deve continuar com maiúscula se a ideia transmitida antes das reticências estiver concluída.
Introduz um fato com a finalidade de incentivar movimentos sociais em defesa do meio ambiente.
Resposta: As reticências dão a ideá que o escritor interrompeu queria dizer.
A vírgula representa uma pequena pausa, e as reticências representam uma suspensão significativa do discurso. Por este motivo, as reticências podem substituir a vírgula se essa for a intenção do autor do texto.
A função das reticências no primeiro fragmento é o de criar uma ideia de interrupção nos pensamentos do personagem, o que nos transmite a clara intensão de omitir informações para o leitor, o que ajuda a criar certo suspense.
As reticências marcam a interrupção da continuidade textual motivada pelo próprio desejo do autor e são representadas graficamente na língua escrita como três pontos seguidos “...”. ... E assim como o ponto de exclamação, as reticências também são um dos sinais de pontuação.
As reticências, representada pela sequência de três pontos (...), é um sinal gráfico que sinaliza, principalmente, interrupção no discurso. ... Para esclarecer qualquer dúvida, o Toda Matéria traz explicação e exemplos de como as reticências podem ser empregadas.
Um ponto na mão significa que o presidiário é punguista; dois, estuprador; três, traficante de drogas; quatro, pratica furto; cinco, roubo; pontos em cruz, significa que ele é homicída; ponto com um circulo, chefe de quadrilha. A tatuagem de ponto pode ser utilizada para identificar diversos crimes.
Como digiar no Word o símbolo da maçonaria (3 pontos): Digite 2234 e em seguida aperte "Alt-x" (funciona no Windows 7). O símbolo 3 pontos em unicode (∴) aparecerá automaticamente.
No Word, é possível inserir esse caractere segurando a tecla Alt enquanto digita a sequência 8, 7, 5, 6 pelo teclado numérico (Windows).
O símbolo da maçonaria remete aos instrumentos dos trabalhadores que, na Idade Média, dominavam as técnicas de construção em pedra.