Os hidrocarbonetos têm enorme importância no dia a dia, pois são os principais formadores do petróleo, gás natural, carvão mineral e diversas matérias-primas utilizadas pela indústria na produção de plásticos, velas, etc.
O que são hidrocarbonetos?
Os hidrocarbonetos constituem a função orgânica que abrange os compostos formados somente por hidrogênio e carbono. Sua principal fonte é o petróleo. Esta seção abordará os compostos orgânicos formados somente por átomos de carbono e hidrogênio, isto é, a função orgânica dos hidrocarbonetos.
Anéis aromáticos ou arenos são compostos orgânicos cíclicos e planares que possuem ligações duplas alternadas, que pelo fenômeno de ressonância formam nuvens de elétrons pi deslocalizadas. Os anéis aromáticos podem ser homocíclicos (somente carbono) ou heterocíclicos (possui um heteroátomo).
A nomenclatura dos álcoois, segundo a IUPAC, segue as mesmas regras dos hidrocarbonetos, porém com a terminação ol, que indica o grupo funcional dos álcoois e o carbono de onde a hidroxila está saindo. Se for um poliálcool, devem-se colocar prefixos, como di, tri, etc.
CH3-CH2-OH: Etanol, Metil-Carbinol ou Álcool Etílico.
Os principais álcoois são o etanol, presente nas bebidas alcoólicas e combustível, e o metanol, que é utilizado como solvente. Sua nomenclatura obedece a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada, em português): ... sufixo - ol, de álcool.