EQST

Qual O Valor Tico Central Disposto No Cdigo De Tica Do Assistente Social?

Qual o valor tico central disposto no Cdigo de tica do assistente social? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual o valor ético central disposto no Código de Ética do assistente social?

O Código de Ética profissional do assistente social, em vigor desde 1993, pauta o exercício profissional pelo compromisso com princípios fundamentais. ... Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes − autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

Qual é o código de ética do assistente social?

Lei 8.

O que constitui o projeto Ético-político do serviço social?

O termo PROJETO ÉTICO-POLÍTICO PROFISSIONAL significa uma projeção coletiva que envolve sujeitos individuais e coletivos (daí a ideia de projeto) em torno de uma determinada valoração ética (daí o termo ético) que está intimamente vinculada a determinados projetos societários (daí o termo político, no seu sentido mais ...

O que é um projeto societário?

Projetos societários são aqueles que apresentam uma imagem de sociedade a ser construída – são projetos coletivos. Seus traços peculiares residem no fato de se constituírem como projetos macroscópicos, como propostas para o conjunto da sociedade.

O que diferencia o projeto profissional da década de 1990 e o compromisso com quais valores?

Resposta: O código dos assistentes sociais de 1990 alinhou -se as mudanças que ocorrem na profissão, isto é com valores éticos políticos de emancipação do sujeito. O código dos assistentes sociais de 1990 alinhou -se as mudanças que ocorrem na profissão, isto é com valores éticos políticos de emancipação do sujeito.

O que é a dimensão educativa do assistente social?

A dimensão educativa na prática do Assistente Social caracteriza-se não apenas pela a sua base epistemológica, mas, principalmente, pela possibilidade deste profissional trabalhar as características individuais, articuladas no coletivo dos sujeitos usuários dos serviços sociais.

Quais são as três dimensões que precisam ser dominadas pelo assistente social conforme estudos de iamamoto 2004 )?

Iamamoto (2004), após realizar uma análise dos desafios colocados para o Serviço Social nos dias atuais, apontou 03 dimensões que devem ser do domínio do Assistente Social: Competência ético-política – o Assistente Social não é um profissional “neutro”.

Quais as habilidades de um assistente social?

Para tal, o assistente social deve desenvolver como postura profissional a capacidade crítica/reflexiva para compreender a problemática e as pessoas com as quais lida, exigindo-se a habilidade para comunicação e expressão oral e escrita, articulação política para proceder a encaminhamentos técnico-operacionais, ...

Quais são as atribuições de uma assistente social?

Orientar, informar e esclarecer a população quanto às atividades do assisten- te social, suas competências e atribuições profissionais, bem como os direitos dos usuários em relação ao Serviço Social, utilizando-se dos instrumentos de publicização da profissão, produzidos pelo conjunto CFESS/CRESS.

Quais seriam as competências e contribuições para a assistência social?

São competências do assistente social, que a Lei de Regulamentação reconhece: implementar, planejar e avaliar políticas sociais. Mais uma vez se coloca a mediação da política, donde a importância de se problematizar o modelo de política social que se configura como espaço sócio-profissional dos assistentes sociais.

Qual a diferença entre competência é atribuição do assistente social?

Assim, as atribuições privativas são aquelas que se referem diretamente à profissão, como a atribuição privativa de coordenar cursos, bem como equipes de Serviço Social nas instituições públicas e privadas. E competências são aquelas ações que os(as) assistentes podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.

Qual a diferença entre competência e atribuições?

Costuma-se dizer que o vocábulo “competência” refere-se à atividade jurisdicional, enquanto “atribuição” diz respeito à ativi- dade administrativa. Os dicionários jurídicos não estabelecem dife- renciação conceitual rígida entre esses dois vocábulos. ... Competência é “Capacidade, aptidão para alguma coisa”.

Quais são as competências do Cfess?

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) é uma autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).

Quais são as atribuições comuns a cfess Cress abepss e Enesso?

Neste sentido, o CFESS, a Abepss e a Enesso têm se articulado em favor da defesa: das diretrizes curriculares; da qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação; da indissolubilidade entre ensino, pesquisa e extensão; da articulação entre formação e exercício profissional do(a) assistente social; en- fim, da defesa ...

Quanto às atribuições privativas e Competências Profissionais do assistente social é correto afirmar que?

De acordo com a Lei 8.

Quais as entidades representativas do serviço social e qual a função de cada uma?

As principais entidades do serviço social brasileiro são: o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO).

O que é Entidades representativas?

São entidades sem possibilidade de existência legal, pois nosso sistema não as prevê. Coordenam politicamente seus filiados, que podem ser sindicatos, federações, confederações e associações das mais diversas.

O que eu preciso saber sobre assistência social?

Nessa profissão, as qualidades humanas representam um papel mais importante que o conhecimento técnico. Entre as características ideais para ser um Assistente Social estão a capacidade crítica e reflexiva, sensibilidade, proatividade, boa comunicação e habilidade para mobilização e organização.

O que são demandas profissionais?

Vale ressaltar que demandas são as imposições ou exigências feitas aos profissionais ora pela sociedade, ora pelo mercado de trabalho.

Quais são as demandas?

Esses tipos de demanda são: “Demanda Negativa”, “Demanda Inexistente”, “Demanda Latente”, “Demanda em Declínio”, “Demanda Irregular”, “Demanda Plena”, “Demanda Excessiva” e “Demanda Indesejada”. ... É comum ver esse tipo de demanda naqueles produtos que tiveram algum arranhão na imagem dele.