400 anos
Ostras têm um sistema muito eficiente de defesa: a própria concha. É muito difícil que algo consiga invadi-la e formar uma pérola. Na natureza, isso acontece em uma a cada 10 mil ostras.
De fato, quem escolhe comer ostras cruas está sujeito a vários riscos. In natura este tipo de alimento pode causar diarreias, febre, tremores e náuseas. Problemas como gastroenterite e infecção intestinal severa podem ser identificados em casos mais complicados.
As ostras podem ser encontradas em todos os mares do mundo, menos em águas muito frias e/ou poluídas. No início, estes moluscos vivem soltos nas águas e na areia e com o passar do tempo fixam-se nas rochas.
As ostras verdadeiras pertencem à ordem Ostreoida, família Ostreidae. As ostras têm um corpo mole, protegido dentro de uma concha altamente calcificada, fechada por fortes músculos adutores. As brânquias filtram o plâncton da água. ... Sua forma depende do formato do invasor e sua cor varia de acordo com a saúde da ostra.
A ostra (Crassostrea gigas) se alimenta dos plânctons que vivem à deriva no mar, e faz isso sugando e filtrando a água. ... As ostras podem acumular metais, pesticidas e outros compostos orgânicos em seus tecidos e nas brânquias, chegando a concentrações maiores do que as presentes na água do mar.
Nem todas as ostras formam pérolas, somente as perlíferas que fazem parte das famílias Pteriidae (de água salgada) e Unionidae (de água doce).
Um pescador encontrou uma das pérolas mais caras e raras do mundo em uma praia na província de Nakhon Si Thammarat, ao sul da Tailândia, a 780km da capital Bangkok. O momento de sorte grande foi em 27 de janeiro. A pérola laranja, conhecida como Melo Melo, foi avaliada em R$ 1,8 milhão (10 milhões de Baht tailandeses).
As lojas de penhores, as joalherias e outros sites de leilão on-line como o Ebay são as melhores opções para vender pérolas de segunda mão.
No geral a cor de pérola é bem clara como um bege perolado, mas uma dica importante é sempre ficar muito atento quando você optar por pela tinta cor pérola para pintar paredes, pois assim você não acaba escolher uma tonalidade cor de tinta pérola que não seja do seu gosto ou que não se harmonize à sua decoração.
Esfregue-as nos dentes com movimentos de vai e vem. Uma pérola verdadeira geralmente terá uma textura levemente áspera ou arenosa por causa das pequenas imperfeições em formato de escama das camadas externas do nácar. As pérolas falsas feitas de vidro ou plástico serão quase que completamente lisas.
O momento atual e de celebração das pérolas barrocas, sabe diferenciar? Explico: são todas as pérolas sem forma geométrica definida. Ou seja, são todas aquelas que, durante o cultivo, não saíram conforme o esperado e não atingem 75% de esfericidade.
Elas podem ser riscadas com facilidade. Antes de guardá-las após o uso, limpe suas pérolas com uma flanela umedecida com água filtrada. As joias de pérolas devem ser levadas, pelo menos uma vez por ano, para manutenção. O fio de seda que as une deve ser trocado, para que elas não percam seu caimento impecável.
“As pérolas e madrepérolas ganham brilho se friccionadas levemente com azeite de oliva ou óleo de amêndoas”, recomenda como alternativa. Na hora de armazenar, as joias devem ser guardadas individualmente para evitar que sejam arranhadas.