Farinha de trigo, massas, leites e derivados: esses são os principais alimentos industrializados que os brasileiros consomem. Saiba mais! Por ser um país de dimensões continentais, o perfil alimentar do brasileiro varia muito de acordo com cada região.
1 – São produtos industrializados, EXCETO: * bolachas recheadas salgadinhos balinhas refrigerantes frituras molho de tomate caseiro Quais produtos são industrializados ?
A soja é usada na produção de sucos, bebidas com leite, óleos de cozinha, shampoos, maquiagens, produtos de limpeza, margarinas e também é usado como agregado na produção de borrachas, como os pneus.
Quando vamos ao mercado comprar produtos industrializados é necessário ter atenção redobrada, pois nem sempre os alimentos são “frescos”. O primeiro item que devemos nos atentar é a data de validade dos produtos e a conservação das embalagens. O consumo de alimentos estragados gera uma intoxicação alimentar.
Verifique o peso, quantidade e aparência do alimento, recuse produtos mal acondicionados, verifique presença de sujidades, mofo e não compre o produto se houver suspeitas sobre sua qualidade. Produtos de panificação (pães e bolos) apresentam como principal problema a formação de bolor.
Cuidados na hora da compra de alimentos
Prazo de validade: todo produto industrializado deve apresentar pelo menos o dia e o mês quando o prazo de validade for inferior a três meses – e apresentar o mês e o ano para produtos que tenham prazo de validade superior a três meses. Conteúdo líquido: indica a quantidade total de produto contido na embalagem.
Os alimentos mais saudáveis, são aqueles que não precisam de rótulo, ou seja, os in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, raízes, tubérculos, ovos, leite, arroz, feijão, carnes, etc.
Quanto menor o número de ingredientes e mais conhecidos e naturais, melhor para saúde. Não sabemos a longo prazo qual o prejuízo para a saúde de tantos conservantes, corantes, realçadores de sabor, aditivos em geral. Por enquanto, temos a certeza da sua correlação com ganho de peso e obesidade.
Tabela de honorários de nutricionistas 2020
O primeiro passo para calcular o custo da preparação é listar todos os ingredientes necessários para seu preparo. Estas informações devem ser preenchidas na coluna “Alimento/Ingrediente”. Após este passo, deve-se inserir na planilha a quantidade utilizada de cada um destes ingredientes.
Agora, veja como aplicá-lo na precificação de um prato:
Vale lembrar que o custo não está só no valor da comida, mas também o preço do recipiente, mais 30% equivalente ao gás, óleo e mão de obra. Ao somar todos os custo, acrescente o seu lucro, que deve gerar entre 40% e 50%, podendo variar de acordo com o trabalho que você teve.
Quando eu faço sushi para pessoas comedidas, eu costumo calcular 25 peças para mulheres e 35 peças para homens, sem sashimi. Esta quantidade satisfaz e às vezes sobra.