Por 1905 e 1906 o crítico de arte francês Louis Vauxcelles usou o termo "fauves"a um grupo de pintores. Este termo inicialmente pejorativo, passou a ser nome de um novo movimento na Arte. Fauves significa fera em Francês. ... O Fauvismo foi o primeiro movimento do século, surgiu em Paris.
Essa tendência foi desenvolvida entre os anos de 1905 e 1907. A principal característica desse movimento foi a utilização da cor pura, sem misturas, de modo a delimitar, dar volume, relevo e perspectiva às obras.
A paixão pela cor, com uma proposta de tour pela primeira grande vanguarda artística do século XX. Os fauves, liderados por Henri Matisse, André Derain e Maurice de Vlaminck, revolveram os alicerces da arte da sua época com tratamentos de cores, apresentação enérgica e liberdade de realização.
1905
Origem do Fauvismo O termo fauvismo se originou de uma expressão pejorativa, usada pelo crítico de arte Louis Vauxcelles, quando viu uma obra de Henry Matisse no Salão de Outono. Na ocasião, o crítico usou a expressão “Les Fauves”, que significa algo como “os selvagens”.
A tendência foi considerada movimento artístico apenas em 1905. ... O termo surgiu de uma expressão pejorativa, utilizada pelo crítico de arte Louis Vauxcelles ao ver uma obra de Henry Matisse, em 1905, no Salão de Outono, em Paris. A expressão utilizada pelo crítico, “Les Fauves”, significa “os selvagens”.
Manifestação artística que usava as formas geométricas para retratar a realidade. O Cubismo surgiu na França, em meados do século XX, e causou uma grande mudança no estilo artístico e cultural da época. A utilização de formas geométricas, como cubos e cilindros, nas artes plásticas é uma das principais características.
O fauvismo foi uma corrente artística do início do século XX em que as cores eram utilizadas com intensidade, seus temas eram leves e não tinham intenção crítica. ... As cores eram utilizadas puras, para delimitar planos, criar a perspectiva e modelar o volume. O nome da corrente deve-se a Louis Vauxcelles.
Fauvismo ou fovismo é o nome de um movimento artístico que começa em 1905 em Paris, perdurando até 1920. O nome vem de “les fauves”, que, traduzindo para o português, seria “as feras”, a forma como os artistas se autointitularam.
Resposta. O nome da corrente deve-se a Louis Vauxcelles.
Resposta. Resposta: Movimento revolucionário da arte moderna,surgiu em Paris em 1907 e 1908, cujo figuras principais foram Pablo Picasso e George Braque.
Louis Vauxcelles (1 de janeiro de 1870 - 21 de julho de 1943), nascido Louis Meyer , foi um influente crítico de arte judeu francês. Ele é creditado por cunhar os termos Fauvismo (1905) e Cubismo (1908).
Origem da Op Art Considerada uma variação do expressionismo abstrato, a Op Art teve como precursor o artista húngaro Victor Vasarely, que na década de 1930, pintou uma obra utilizando listras diagonais pretas e listras brancas curvadas, transmitindo ao observador, a impressão de uma visão tridimensional.
Resposta. A arte fauvista busca levar o ser humano ao seu estado natural por meio de uma estética primitivista, tal qual o estado de pureza das criações infantis. Essas características também estão presentes na chamada Arte Naif.
O Fauvismo nada mais foi do que um movimento artístico heterogêneo o qual está associado à pintura e que teve a sua origem na França bem ali, no início do século XX. Essa movimento ascendeu-se entre os anos de 1905 e 1907 e a sua principal característica é a utilização de cores puras sem misturas.
Os pintores fauvistas foram influenciados por: Van Gogh, através de seu emocionalismo e ardor passional no uso das cores, e por Gauguin, com seu primitivismo e visão sintética da natureza. A nova estética obedece aos impulsos instintivos ou as sensações vitais.
O expressionismo é um movimento artístico que se opõe ao impressionismo e defende a perda do controle consciente no ato da criação para que a realidade seja transformada pela expressão (visão) particular do artista.
O expressionismo procura expressar os sentimentos humano, é uma forma do artista expressar seus sentimantos através da arte. Umas das características do expressionismo são as cores vibrantes.
O movimento surge como uma reacção ao positivismo associado aos movimentos impressionista e naturalista, propondo uma arte pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista — a "expressão" — em oposição à mera observação da realidade — a "impressão".
A proposta do Dadaísmo é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionado e combinando elementos por acaso. O Dadaísmo foi um movimento de negação. Tratava de negar totalmente a cultura, defendia o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos.
Expressionismo é o nome de uma vanguarda artística europeia do início do século XX. Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o primeiro a focar em aspectos subjetivos, valorizando a expressão emocional do ser humano.
Vincent Van Gogh
Edvard Munch, O grito, 1893. Nas artes plásticas, destacam-se como precursores da arte expressionista os pintores Edvard Munch e Vincent Van Gogh.
Candido Portinari Apresentando cores marcantes e um estilo único e facilmente identificado, o trabalho de Candido Portinari foi crucial para o expressionismo no Brasil. Feita em 1944, a obra “Retirantes” é uma de suas principais peças e representa, com incrível relevância, o expressionismo brasileiro.
Dois grupos são diretamente identificados com o expressionismo: "A ponte" (Die Brücke, em alemão), em Dresden (1905-1913), e "O cavaleiro azul" (Der Blaue Reiter, também no mesmo idioma), em Munique (1911-1914).
O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva. ... No Expressionismo, o pintor se opõe à objetividade da imagem, valorizando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.
O principal marco permanente existente do Expressionismo é a Torre Einstein de Erich Mendelsohn em Potsdam. ... Poucos, particularmente Hans Scharoun, continuaram o trabalho explorando a linguagem expressionista.