Nós podemos definir o batismo como um ato litúrgico de inserção numa comunidade. Para o povo judeu a circuncisão era a forma de inserção do indivíduo na comunidade judaica. Da mesma forma, o batismo com água é o meio de inserção do cristão no corpo de Cristo, a Igreja. É ele que inicia o novo membro no corpo de Cristo.
Se o batismo de João era para arrependimento de pecados (Mateus 3:11) e Jesus realmente não tinha do que se arrepender, por que Jesus foi batizado então, se não para identificar-se conosco, visto que Ele veio à terra para nos ensinar por meio de sua própria vida?
Ele foi batizado para imergir na água todo o velho Adão. Dessa forma Cristo não só devia cumprir os preceitos da lei antiga, mas ainda dar início aos da nova, por isso, quis batizar-se.
Neles, João pregava pela contrição e pelo arrependimento para remissão dos pecados e encorajava as esmolas para os pobres (como em Lucas 3:11) conforme ele ia batizando as pessoas na região do rio Jordão, próximo da Pereia, por volta do início do período conhecido como ministério de Jesus.
5,7 kg + 0,800 g + 300 g = 6 000,8 g De acordo com o resultado d … b) apenas II está correta.