A palavra Roraima é originada de línguas indígenas e tem três significados: “Monte Verde”, “Mãe dos Ventos” e “Serra do Caju”.
A palavra "Roraima" vem de línguas indígenas. Sua etimologia lhe emprega três significados: “Monte Verde”, “Mãe dos Ventos” e “Serra do Caju”.
Roraima — três hipóteses: do pemon roroima, "montanha verde-azulada"; do ianomâmi roro imã, que significa "montanha trovejante"; do étimo das línguas caribes para "fonte dos papagaios", a partir de roro, "papagaio", e imã, "pai" ou "formador".
A exploração da região de Roraima, sobretudo do vale do rio Branco, teve inicio por volta de 1670. Ingleses e holandeses vindos da Guiana, espanhóis vindos da Venezuela e portugueses, capturavam índios nessa região. ... Em seguida, foram criados povoados nos quais foram reunidos os índios da região.
O estado de Roraima fica no extremo norte do território brasileiro, compondo a região Norte do país. Faz fronteira, ao sul, com o Amazonas, em uma pequena faixa sudeste com o Pará; a leste e nordeste, com a Guiana; e a oeste e noroeste, com a Venezuela.
223.
5 de outubro de 1988
1830
Poder político pesou para que Rio Branco se tornasse a capital unificada do Acre, em 1920. Sena Madureira, que era a cidade mais centralizada entre as regiões, estava sendo preparada para ser a capital.
A segunda capital do Brasil, o Rio de Janeiro, foi assim estabelecida no século XVIII.
Macapá