O verbo aspirar é transitivo direto quando tem significado de: inspirar, tragar. Exemplo: Nós aspiramos todos os dias o dióxido de carbono dos veículos. É transitivo indireto se significar desejar, pretender. É seguido de preposição “a”.
O verbo aspirar atua como um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a, quando apresenta o sentido de desejar muito alguma coisa, sendo sinônimo de ambicionar, almejar, querer, cobiçar,... Você sabe bem que eu aspiro à melhoria da minha condição de vida.
O verbo pagar é transitivo direto e indireto, tendo um sentido quando não exige preposição (coisas) e outro sentido quando exige preposição (pessoas). Assim, o correto é pagar algo e pagar a alguém.
As duas formas são corretas. Pagar é um verbo com dois particípios passados: um regular - pagado - e outro irregular - pago. Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: - Ele já tinha pagado a conta.
Classificação de verbos Verbo pagar como transitivo direto: Eu paguei a conta. Verbo pagar como transitivo indireto: Eu paguei ao funcionário. Verbo pagar como transitivo direto e indireto: Eu paguei a conta ao funcionário.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.