A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.
Pode sim, se você tem 18 anos ou mais de idade poderá optar, durante a inscrição, pela certificação do ensino médio, mesmo ainda não tendo concluído o ensino fundamental. Porém para candidatos menores de 18 anos e com mais de 15 anos de idade poderão realizar somente a prova para certificação do ensino fundamental.
Quem pode prestar o Encceja? O Encceja é aberto a todas as pessoas que não terminaram os estudos ou que nunca ingressaram em uma escola. O único requisito é a idade mínima para prestar cada prova. O Encceja nível fundamental é destinado a pessoa de, no mínimo, 15 anos.
Pessoas com 18 anos de idade ou mais podem fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 e obterem o certificado do ensino médio, mesmo sem terem concluído o ensino fundamental.
Exemplo: Se você completar 18 anos antes de dia 29 de agosto de 2021, você pode fazer Encceja 2021 do nível Ensino Médio. Mas se você completar 18 anos no dia 26 de abril de 2021, você não pode fazer Encceja 2021 para o nível Ensino Médio.
O Encceja 2021 é composto de quatro provas, sendo que cada uma delas tem 30 questões objetivas (múltipla escolha) e todas são aplicadas num único dia, nos períodos da manhã e tarde.
A mudança no cronograma do Encceja 2020 foi divulgado no Diário Oficial da União, por meio da edição do dia 09 de abril de 2021 (página 57). Vale lembrar que a participação no Encceja 2020 teve caráter voluntário e, por isso, os interessados não tiveram que efetuar taxas de pagamento.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta sexta-feira, 9 de abril, que decidiu adiar para 29 de agosto de 2021 as provas da edição 2020 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
segunda-feira, 11 de janeiro
A mudança no cronograma do Encceja 2020 foi divulgado no Diário Oficial da União, por meio da edição do dia 09 de abril de 2021 (página 57).
Como estamos entrando em abril, muitos inscritos do encceja 2020/2021 estão ansiosos para saber onde vai prestar a sua prova. Geralmente, Inep só divulga o cartão de confirmação da inscrição do Encceja 1 semana antes da prova (era para realização em 25 de abril de 2021.)
A divulgação dos resultados do Encceja 2021 ainda não tem data definida, porém, em até 10 dias úteis após a aplicação do exame, o Inep irá liberar os gabaritos das provas objetivas em sua página oficial.
Acesse a página de inscrição: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja.
Como fazer a inscrição do Encceja 2020?
Encceja 2020: As provas serão aplicadas em 29 de agosto, por causa do coronavírus. O INEP divulgou, hoje dia 9 de abril, que o Encceja 2020 foi adiado para o dia 29 de agosto de 2021, por causa do coronavírus.
Encceja 2020: inscrições Para participar, basta acessar o site do INEP específico para o Encceja 2020, entrar com CPF e data de nascimento e preencher o formulário online.
De acordo com nota do MEC, o app Encceja Conectado será uma nova forma para que os estudantes acompanham tudo sobre o exame. Ainda não foram divulgados mais detalhes para saber se será possível fazer a inscrição pelo aplicativo, mas tudo indica que as inscrições seguem pelo site (que pode ser acessado por smartphones).
A inscrição no Encceja 2020 é gratuita? A participação no Encceja é voluntária, sendo assim, não precisa se preocupar com o pagamento de nenhuma taxa. A inscrição é totalmente gratuita e deve ser realizada no site do Encceja no período estipulado pelo MEC.
Inscrição no Encceja 2021 Assim, as inscrições do Encceja desta edição já ocorreram pelo site do INEP e também pelo site unificado do governo, em acesso.gov.br.
Anteriormente, a aplicação da prova estava prevista para 25 de abril de 2021. O instituto ainda reafirmou a vontade de aplicar a prova, que corresponde ao ano passado. “O Inep reforça que está empenhado em realizar a edição 2020 do Encceja e não tem medido esforços para cumprir sua missão institucional.