O primeiro passo antes de começar uma redação é entender qual é o gênero textual exigido e, logo após, mapear o que deve conter em sua estrutura. Aqui, vamos usar como exemplo o gênero utilizado pela maioria dos vestibulares (inclusive o Enem): o dissertativo-argumentativo.
Eu espero uma carreira profissional satisfatória, me tornar uma médica bem sucedida. Quero manter contato com as amizades que eu tenho hoje. Quero uma humanidade mais consciente de que suas ações têm consequências. Quero me casar, ter uma família, enfim, desejo uma vida acima de tudo feliz.
A redação "tema livre" é uma antiga conhecida de todos, desde o ensino fundamental, quando logo no primeiro dia de aula, ao voltar das férias escolares, os professores lançam essa missão com o intuito de criar uma atmosfera de descontração e integração entre os alunos, promovendo aquele alegre reencontro.
Você deve escrever o seu texto em no máximo 30 linhas e no mínimo 8, para não ser eliminado. Porém, é praticamente impossível passar por todas etapas do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão) com uma redação tão pequena!
A introdução é aquele parágrafo inicial da sua redação que deve conter cerca de 5 linhas e tem o objetivo de contextualizar o leitor sobre o assunto que você discutirá ao longo do texto.