Resumo: O assistente social é um dos profissionais requisitados a atuar na gestão das políticas públicas. Trata-se de um dos campos profissionais onde exerce função de planejamento e avaliação de programas, projetos e serviços das políticas públicas.
A questão social tem sido colocada, na nova proposta de reformulação curricular, como objeto do Serviço Social. ... O Serviço Social é uma profissão legitimada socialmente, isto significa que ele tem uma função social. As profissões são criadas para responderem às necessidades dos homens.
Questão social é o conjunto das expressões que definem as desigualdades da sociedade. A questão social surgiu no século XIX, na Europa, com o objetivo de exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente. ... Saiba mais sobre o significado da Desigualdade social.
A questão social, cuja gênese é o conflito capital-trabalho, possui atualmente expressões múltiplas (pobreza, desemprego, violência, discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual, trabalho precário, dificuldade de acesso à saúde, à educação e ao trabalho, falta de moradia, violação dos direitos das crianças ...
A questão social expressa a contradição fundamental do modo capitalista de produção: a contradição fundada na produção e na apropriação da riqueza gerada socialmente. Os trabalhadores produzem a riqueza, os capitalistas se apropriam dela.
Os 5 maiores desafios da assistência social
Sem dúvida, o assistente social é um profissional habilitado para enfrentar os novos desafios que encontra nesse processo de propor, elaborar e executar políticas, programas e serviços no campo da iniciativa governamental, empresarial e/ou da sociedade civil organizada.
A atuação do assistente social faz-se desenvolvendo ou propondo políticas públicas que possam responder pelo acesso dos segmentos de populações aos serviços e benefícios construídos e conquistados socialmente, principalmente, aquelas da área da Seguridade Social.
O indicador social tem importante função exploratória no diagnóstico de situações concretas, na definição de metas prioritárias e no direcionamento das ações contínuas, na medida em que, com o uso constante de indicadores adequados, estes oferecem informações concretas para o conhecimento da realidade e orientam as ...
A importância dos indicadores sociais é que eles demonstram o grau de crescimento ou decrescimento de determinada área. ... Então, os indicadores sociais entram como dados numéricos confiantes que servirão para fornecer parâmetros de retrocesso ou progresso de uma determinado objeto de pesquisa.
A estatística é importante pois utiliza dados e referenciais para a pesquisa do profissional no campo da assistência social, ajudando não só a entender os casos mas como buscar estratégias para a ação. Bem, a construção do serviço social nesse quesito busca exemplificar como o assistente social irá atuar na sociedade.