De acordo acordo com as classificações geralmente aceitas, são cinco as correntes principais da sociologia; Organicismo Positivista, Teorias do Conflito, Formalismo, Behaviorismo Social e Funcionalismo.
as classificações geralmente aceitas, são cinco as correntes principais da sociologia: Organicismo Positivista, Teorias do Conflito, Formalismo, Behaviorismo Social e Funcionalismo.
Correntes sociológicas; são as teorias que influenciam a forma de pesquisa dessa ciência. A Marxista que trabalha com o materialismo histórico dialético.
Por que existem diferentes correntes sociológicas? Porque existem pensamentos diferentes que se modificam ou se alteram ao longo do tempo! Podemos dizer que cada corrente pertenceu a um período diferente e se preocupava com aspectos diferentes, ou seja, cada corrente tem a sua principal ideologia.
Para compreendermos as condições sociais que envolvem o ser jovem nos tempos contemporâneos, é necessário termos em consideração as três correntes da juventude: a corrente geracional, a corrente classista e a corrente das culturas juvenis (Pais, 2003).
Segundo Durkheim, a sociologia da educação serviria para os futuros professores para uma nova moral laica e racionalista, sem influência religiosa. Ele lançou as bases da teoria da socialização, processo pelo qual, passando pela família, escola e outras agências sociais, o indivíduo torna-se um ser social.
1 - Profetas do passado -representados pelos pensadores Edmund Burk (1729-1797), Joseph de Maistre (1753-1821) e Louis de Bonald (1754-1840). Eram conservadores e tradicionalistas, portanto condenavam as mudanças ocorridas a partir da ascensão do capitalismo.
O surgimento da Sociologia ocorre no século XIX, a princípio, por influência da teoria positivista de Auguste Comte, porém, muitos acontecimentos anteriores e concomitantes ao surgimento dessa nova ciência humana contribuíram para a sua formação.
Como a sociologia é uma ciência, ela precisa de garantias metodológicas para que o seu trabalho seja confiável. Por isso, é necessário que o sociólogo atente-se para padrões de repetição dos fenômenos, a fim de estabelecer um padrão de comportamento social.