Exercícios de cobrir linhas pontilhadas só servem para desenvolver a coordenação motora fina, mas esta pode ser trabalhada de forma mais inovadora, que atinja maior interesse das crianças, como: massinha; colagens feitas com objetos pequenos, como macarrões de sopinha, grãos, miçangas, etc.; além de punção e alinhavos, ...
Disponibilize folhas em branco, canudinhos coloridos e papel crepom. Solicite que as crianças criem o desenho de sua própria pipa (tendo como base a atividade) e enfeitem ela utilizando os canudinhos cortados e o papel crepom para a rabiola. Trabalhe com as crianças poesias, histórias e contos sobre o tema.
O uso do pontilhado é totalmente desnecessário na Educação Infantil, pois a criança tem capacidade total de traçar linhas, letras sem esse tipo de prática, desde que seja bem trabalhada a coordenação motora com outros tipos de atividades muitos menos mecânica e cansativas para as criança.
Sugestões de Trabalho Trace linhas verticais na lousa. Peça que as crianças façam os movimentos de traçado das linhas verticais com o dedinho no ar, sobre a carteira, na areia, em cartelas de lixa fina etc. Reproduza os movimentos com as crianças. Apresente a atividade proposta na ficha aos alunos.
Artes e escrita numa única brincadeira
Como ensinar o alfabeto?
Como ensinar as vogais?
Ela é muito importante para o processo de leitura. A letra bastão é muito utilizada no início da alfabetização. Quando essa criança é estimulada nos cinco ou seis primeiros anos com seus aspectos corporais e percepção visual; ela vai desenvolver os pré-requisitos para trabalhar a letra cursiva.
- Comece pelas vogais. A primeira coisa é ensinar-lhe as letras e o som que representa cada uma delas. O normal é começar com as vogais. Sente-se com o seu filho e trace com ele as 5 vogais em grande num papel em branco, uma e outra vez até que a criança consiga fazê-lo sozinha.
Depois da revisão das vogais, os alunos estudarão as consoantes e suas famílias. Para isso, proponha atividades como: iniciar uma brincadeira com bola e questionar: “Como é a bola?
Para Magda Soares (2016), a relação entre traçado (A), fonema /a/ e nome da letra “A” precisa ser considerada no ensino inicial da leitura e da escrita porque concretiza algo que é tão abstrato (conceito da pauta sonora da língua que precisa ser construído pelo aluno).
As atividades mais adequadas para aprender essas técnicas incluem:
Os valores dos sons das consoantes são idênticos aos do alfabeto latino e, em muitos casos, correspondem ao uso na língua portuguesa....Co-articulação.
H (agá) é a oitava letra do alfabeto latino. É a única letra do alfabeto que, em palavras nativas da língua portuguesa, não tem som algum.
Resposta. A palavra tem letras (escrita gráfica ) e sons (fonemas) Para saber quantos sons tem uma palavra, vc terá que conhecer os DÍGRAFOS, pois quando uma palavra contém dígrafo, o nº de letras dessa palavra é diferente do nº de som. Dígrafo é quando tem duas letras juntas e pronunciamos apenas um som.
Os sons da nossa fala são produzidos pelo aparelho fonador. Esses sons são chamados de "fonemas". Na escrita, representamos os fonemas por meio de letras. ... Nesse caso, cada letra representa um som.
Por exemplo, a palavra hora possui 4 letras (h/o/r/a), porém como não falamos o h, ela possui apenas 3 fonemas (ho/r/a/).
8 letras e 7 fonemas.
Resposta. Representam apenas um 's', pois pronunciamos 'pasa', apesar de conter dois 'ss', eles se unem formando um único som.
No total, a palavra "primavera" possui nove sons, conforme podemos confirmar abaixo: Primeira sílaba: PRI: som de 'p', 'r' e 'i'. Sendo, portanto, três sons.
Resposta. Explicação: não sei se está certo,mas eu pensei bem!!
A palavra bola tem 4 fonemas (b/o/l/a), a palavra mola também tem quatro fonemas (m/o/l/a) e a palavra bala tem 4 fonemas também (b/a/l/a).
Resposta. A palavra "bicicleta" tem 9 fonemas. São 9 fonemas ao todo.
Resposta. A palavra mamãe tem 3 fonemas.
Resposta. Peteca