O ensaio de tração consiste na aplicação de uma força de tração axial num corpo de prova padronizado, promovendo a deformação do material na direção do esforço, que tende a alongá-lo até fraturar (Figura 1). Devido à facilidade de execução e reprodutibilidade dos resultados, este ensaio é amplamente utilizado.
Na sua forma mais simples, o teste de tração é realizado segurando as extremidades opostas de um corpo de prova dentro do quadro de uma máquina de teste. Uma força de tração é aplicada pela máquina, o que resulta no alongamento gradual e eventual fratura do corpo de prova.
A ductilidade é a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fractura. Materiais que suportam pouca ou nenhuma deformação no processo de ensaio de tração são considerados materiais frágeis.
Os resultados obtidos através do ensaio de tração são “plotados” (fornecidos pela própria máquina de ensaio) em um gráfico chamado de tensão x deformação (σ x ε). ... ε . O “E” representado na fórmula é denominado de módulo de elasticidade ou módulo de Young. É a resistência mecânica do material ou rigidez.
No ensaio de tração, é possível avaliar dois parâmetros importantes dessa propriedade: o limite de escoamento (LE) e o limite de resistência à tração (LRT). Este parâmetro é considerado um dos mais importantes para materiais que são ou serão utilizados como componentes estruturais.
Primeiro o cálculo da tensão, s = F/A, s = 1,0 x 10-5 kN/m2; após, o cálculo da deformação com a equação de Hooke, e = s / E = 5,0 x 10-4 m/m.
Isto é, quando os pontos se afastam um dos outros (divergem), há uma dilatação e o volume aumenta, θ > 0. As deformações lineares então medem variações de comprimentos (nas direções x, y, z), variações de áreas e de volumes.
A deformação real ou verdadeira no processo de carregamento pode ser estabelecida imaginando-se uma seqüência de etapas de carregamento onde o corpo alonga-se de um valor Δl.
Note que para a parcela elástica do ensaio de tração, praticamente não existe diferença entre a curva de engenharia e real. Isso ocorre porque para pequenos deslocamentos e variações na área da seção transversal o resultado será o mesmo.
Significado de Difamação substantivo feminino Ação ou efeito de difamar; desonra. Ação de perder a boa fama; perda da boa reputação; descrédito.
Defumação é um processo utilizado para para conferir sabor, aroma, cor e até mesmo a durabilidade aos alimentos.
A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que:
Deformação por maclação é um mecanismo importante na deformação plástica de metais HC e CCC, principalmente a baixas temperaturas e em altas velocidades de deformação. A macla é um tipo de defeito cristalino que pode ocorrer durante a deformação plástica.
Em ciência dos materiais, um deslocamento, deslocação ou discordância é um defeito ou irregularidade na estrutura cristalina.
Um sistema de escorregamento é formado por um plano e uma direção de escorregamento. O escorregamento nos cristais ocorre preferencialmente em planos e direções compactas. Esquema geométrico para cálculo da tensão de cisalhamento projetada O escorreagmento ocorre no plano e na direção de escorregamento.
Ductilidade - É a capacidade de um material sofrer deformação Ductilidade - É a capacidade de um material sofrer deformação permanente (plástica) quando submetido a um esforço de tração. Um material com pouca ductilidade é denominado de frágil.
Resiliência é a capacidade de absorção de energia do material quando a tensão aplicada é retirada após uma deforma- ção elástica. O módulo de resiliência Ur representa a energia por volume neces- sária para tencionar o material até seu limite de escoamento.
O ouro