Ele foi um movimento intelectual que se distanciou da influência da Igreja e dos pensamentos religiosos. Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas.
Petrarca: Governo duro, de pedra.
A abordagem humanista é considerada a terceira força da psicologia, sendo as duas primeiras a psicanálise e o behaviorismo. Ela enfatiza a natureza do ser humano criativo, o ser espontâneo, e busca ressaltar a qualidade especial efetiva e consciente das pessoas.
Psicologia? Psicanálise? Behaviorismo?
As 3 Grandes Forças em Psicologia: psicanálise, behaviorismo e humanismo
A 'Terceira Força', a Psicologia Humanista ( e Existencial ), marca a crítica à postura mecanicista, determinista, fatalista, patologizante e reducionista das duas forças anteriores, sem negar suas valiosas contribuições. Por uma nova filosofia na Psicologia, propõe novas técnicas e posturas psicoterapêuticas.
As 4 Forças da Psicologia
A Psicologia estuda a subjetividade humana e, portanto, atua na análise dos comportamentos e dos pensamentos humanos. No curso de Psicologia, o estudante terá disciplinas como: História da Psicologia.
A psicologia humanista se centra no estudo da pessoa como um todo e parte da ideia de que os seres humanos são inatamente bons. Os psicólogos humanistas não observam a conduta humana somente a partir dos olhos do observador como também através da pessoa que atua ou pensa.
De forte influência existencial e fenomenológica, a Psicologia Humanista busca conhecer o ser humano, tentando humanizar seu aparelho psíquico, contrariando assim, a visão do homem como um ser condicionado pelo mundo externo. ... Sua visão humanista surgiu através do tratamento de pessoas emocionalmente perturbadas.