As equipes interdisciplinares consideram o paciente como um todo, com uma postura humanizada e uma abordagem mais ampla e resolutiva do caso. ... Os membros do grupo interdisciplinar devem trabalhar de acordo com os limites e especificidades de sua formação, mas conhecendo a ação individual de cada um dos outros membros.
É unanimidade, entre os trabalhadores, a importância da interdisciplinaridade para o trabalho em saúde, mas existe dificuldade em defini-la. Ela é vista como encaminhamento de pacientes de um profissional para outro, como trabalho em equipe e como integração entre os profissionais.
Formada por profissionais de diferentes áreas, a equipe multidisciplinar na saúde trabalha em busca de um único objetivo. ... Dessa forma, todos eles decidem, em conjunto, o principal objetivo destinado ao paciente que está sendo tratado (que pode ser comer ou andar sozinho, por exemplo).
A definição de tratamento multidisciplinar refere-se ao tratamento simultâneo realizado ao paciente por várias especialidades, podendo estar relacionada a mesma área de atuação (exemplo: médico cardiologista e médico psiquiatra) ou área diversa (exemplo: psiquiatra e psicólogo).