Resposta. O objetivo da Educação Física nesse ponto de vista, é proporcionar uma maior integração por parte dos alunos, não tendo mais como prioridade certos atributos físicos como uma estrutura corporal bem definida. Em suma, é levar a prática de educação física a todos os gêneros, idades.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são diretrizes separadas por disciplinas elaboradas pelo governo federal e não obrigatórias por lei.
O trabalho de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem, desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de ...
Importância: As aulas de educação física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. Os alunos participam das mais variadas experiências corporais para as quais são desafiados.
A Educação Física Escolar tem como um de seus objetivos principais proporcionar ao aluno conhecimento do seu corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e á saúde coletiva (PCN, Educação Física, 1997).
Mas para que isso ocorra, a Educação Física também deve ter a função social de contribuir para que os alunos se tornem sujeitos capazes de reconhecer o próprio corpo, adquirir uma expressividade corporal consciente e refletir criticamente sobre as práticas corporais.
Além disso, a educação física na escola também tem impactos positivos para o desenvolvimento psicossocial: através dela, os alunos desenvolvem a confiança, aprendem a trabalhar em grupo e criam habilidades interpessoais – valores que são essenciais em suas vidas, dentro e fora da escola.
Deve promover sempre atividades fisicas que possam proporcionar sempre beneficios. ... O exclusivos voltados para melhoria da aptidão física voltada ao desempenho motore. esportivo. Deve promover sempre atividades físicas sistematizadas com objetivos exclusivos.
A corporeidade tem um grande objetivo na educação infantil que é estimular o desenvolvimento corpo-mente da criança e o principal despertar a criatividade no aluno. A mesma tem um grande conhecimento, em que o mesmo tem um significado para a criança durante a sua infância.
Assim, a Educação Física atualmente tem como objeto de estudo "o homem em movimento" e pode ser entendida como uma área que interage com o ser humano em sua totalidade, englobando aspectos biológicos, psicológicos, sociológicos e culturais e a relação entre eles.
A missão do profissional de educação física, resumidamente, pode ser possibilitar o acesso à saúde, por meio da prática de exercícios físicos. ... A educação física tem o poder de transformar pessoas com o esporte, além disso, possui a capacidade de unir grupos e despertar habilidades adormecidas em cada ser humano.
A educação física permite uma maior sociabilização entre os indivíduos. O único aspecto negativo seriam as lesões que podem ser adquiridas. Porém, fazendo o exercício sob a supervisão de um profissional pode evitar esse tipo de problema, além de realizar um alongamento e aquecimento.
Atualmente, a educação física busca uma nova estruturação, baseada em estudos das influências que o meio físico e social têm sobre o desenvolvimento humano (GALLARDO, 2000). ... Além disso, a educação física é sobretudo Educação, envolvendo o homem como uma unidade em relação dialética com a realidade social.
Cultura Corporal de Movimento: Bracht (2007) e Betti (2007) desenvolvem o conceito de cultura corporal de movimento como objeto de estudo da EF entendendo-a como uma “prática social de intervenção imediata” e não como uma doutrina científica específica.
Nesse sentido, o conceito de cultura de movimento refere-se às relações existentes entre essas formas de se movimentar e a compreensão de corpo de uma determinada sociedade, comunidade, de uma cultura.
Conforme coletivo de Autores (1992), devemos entender como Cultura Corporal, todas as atividades socialmente construídas desde os primórdios da humanidade, que se manifestam através do jogo, do esporte, da luta, da ginástica, da dança e da atividade circense.
No documento, cultura corporal é o resultado da tematização de atividades expressivas corporais como os jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esportes, malabarismos, mímica entre outros. Resolução CFE nº 03/1987.
A mesma deve ser compreendida como uma disciplina que introduz e integra o aluno na Cultura Corporal do movimento, alinhando-se aos objetivos educacionais, facilitando e promovendo a educação do corpo e movimento para a diversidade, formando o cidadão que vai reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para ...
A Cultura Corporal do Movimento, especificidade da área, abre a possibilidade de uma nova configuração da Educação Física, uma vez que se orienta para a diversidade cultural e, ainda, para concepções que superam a visão esportivizada e tecnicista da Educação Física.
Os movimentos são de grande importância biológica, psicológica e social, sendo fundamentais para a aprendizagem e para o desenvolvimento humano. O movimento é fundamental para a construção da autonomia, já que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância.
A cultura corporal é um conjunto de valores relativos ao corpo e ao movimento que envolve ética desportiva,ocupações e práticas de lazer, expressão corporal, conhecimento cientifico, produção da mídia, equipamentos e outros .
Resposta. As práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, ao nível corporal e que constituem-se como manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as artes marciais e acrobacias, entre outras práticas sociais.
As práticas de aventura na natureza se caracterizam por explorar as incertezas que o ambiente físico cria para o praticante na geração da vertigem e do risco controlado, como em corrida orientada, corrida de aventura, corridas de mountain bike, rapel, tirolesa, arborismo etc.
Práticas Corporais na Educação Física: Tipos e Exemplos
As danças, as lutas, os jogos, os esportes e outras manifestações que são expressas pela motricidade humana são denominadas de cultura corporal, ou cultura corporal de movimento (Coletivo de autores, 1992).