EQST

Qual O Objetivo Da Cartografia Social?

Qual o objetivo da cartografia social?

Cartografia social é o ramo da Cartografia que elabora mapas sociais, que expressam a realidade de populações específicas. Os mapas são criados com a participação dessas comunidades e usados como instrumento de defesa de seus direitos.

O que é uma cartografia social?

A cartografia social permite às comunidades desenhar, com a ajuda de profissionais, mapas dos territórios que ocupam. ... Em vez de informações técnicas, os mapas sociais são construídos de forma participativa e apresentam o cotidiano de uma comunidade em linguagem simples e acessível.

Quais os recursos cartográficos utilizados na cartografia social?

(mapa administrativo e infraestrutural, mapa econômico, mapa ecológico, mapa de relações em rede e mapa de conflitos).

Qual a principal característica da cartografia social?

Diferentemente da cartografia tradicional, que traça mapas de territórios, relevo e distribuição populacional, uma cartografia social faz diagramas de relações, enfrentamentos e cruzamentos entre forças, agenciamentos, jogos de verdade, enunciações, jogos de objetivação e subjetivação, produções e estetizações de si ...

O que é cartografia na saúde?

Nesta perspectiva, a cartografia é um modo de mapear a realidade, de acompanhar processos de produção, de possibilitar o acompanhamento de movimentos e intensidades dos sujeitos que compõem a complexa produção de cuidados em saúde.

Como a cartografia social pode contribuir para o seu dia a dia?

A utilização da Cartografia Social está associada ao processo de produção e construção de mapas a partir da leitura e observação do espaço que está sendo analisado, contribuindo para a representação da superfície terrestre, das relações sociais e culturais e ainda para o melhor conhecimento do ambiente, aumento ...

Quando surgiu a cartografia social?

No Brasil, o conceito de cartografia social surge no início da década de 1990, com o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia.

Quais são os diferentes tipos de representação cartográfica?

Existem três principais tipos de projeções cartográficas: plana, cilíndrica e azimutal. Sabemos que o mundo possui um formato semelhante ao de uma bola. ... As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.

O que é uma cartografia tradicional?

A cartografia tradicional pode ser apresentada como conjunto de estudos científicos que utilizam de abordagens técnicas e artísticas para promoção da apresentação e representação de variados locais no mundo, sendo essencial para a geolocalização.

Qual ponto de partida para elaboração de uma cartografia da saúde?

O ponto de partida desse processo é a territorialização do sistema de saúde através do reconhecimento e o detalhamento das condições socioambientais do território, segundo a lógica de relações entre condições de vida, saúde e acesso às ações e serviços de saúde, o que implica em um processo de coleta e sistematização ...

Qual ponto de partida para elaboração de uma cartografia de saúde?

Conhecer a semiologia gráfica, portanto, parece-nos ser uma necessidade básica para aqueles que querem fazer da cartografia uma ferramenta de base para compreender a fazer a gestão dos problemas de saúde.

Onde usamos a cartografia no nosso cotidiano?

As pessoas comuns também utilizam os dados da cartografia no seu dia-a-dia, com programas de GPS (Global Positioning System) é possível localizar qualquer lugar em que deseje chegar, traçando rotas que indicam o caminho mais rápido, a distância e pontos de referência.

Como a cartografia pode ser utilizada no seu dia a dia?

Hoje, a cartografia é feita por meios modernos, como as fotografias aéreas (realizadas por aviões) e o sensoriamento remoto por satélite. Além disso, com os recursos dos computadores, os geógrafos podem obter maior precisão nos cálculos, criando mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro.

O que é cartografia Sócio-pedagógica?

A Cartografia Social tem a proposta de levar o aluno a criar o mapa para que ele defina a legenda a ser utilizada, fazendo uso das convenções. Como já foi visto, para Piaget todo conhecimento deve ser construído pela criança através de suas ações.