Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
Quando se quer indicar tempo transcorrido (do passado até o presente), emprega-se impessoalmente o verbo haver, tanto quanto o verbo fazer: Há dois anos (que) não o vejo. Faz dois anos que não o vejo.
1. Fazer sentido. Ser coerente com a realidade.
Resposta. Resposta:a)fazem cinco mês que estou na faculdade. Explicação:mês está no singular para ficar a frases corretamente a palavra deveria está no plural... meses.
O verbo FAZER, quando indica tempo decorrido, é impessoal. Isso significa dizer que ele não possui sujeito e que deve sempre ser utilizado na terceira pessoa do singular. Ou seja, ele nunca muda de forma. Por exemplo: Faz dois anos que não o vejo.
1. ª frase: O sujeito desta frase é "todos estes factos", pelo que o predicado tem de estar no plural: "todos estes factos fazem dez anos". "Fazer dez anos" significa aqui "completar dez anos", "ter dez anos".
O verbo fazer é impessoal quando indica tempo decorrido ou fenômeno natural. Exemplos: Faz sete dias que não vejo minha irmã. Faz muito calor na sala ao lado. O verbo haver na expressão “haja vista” pode ser empregado ou no singular ou no plural.