O contribuinte que não pagou o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pode ganhar um respiro e solicitar o parcelamento da dívida pela internet, através da página da Secretaria de Estado da Fazenda. O pagamento pode ser feito em até 12 parcelas mensais, de no mínimo R$ 200 cada.
No site do Detran-RN é possível emitir a guia para pagamento do imposto, informando a placa e o Renavam do veículo. Para consultar as datas de vencimento do IPVA 2019 do estado do RN, basta acessar o site da SET-RN.
Para emitir os boletos, basta acessar o site www.detran.es.gov.br. Na página principal estão dispostos os SERVIÇOS ONLINE DE VEÍCULOS, basta selecionar aquele que deseja.
A taxa de licenciamento deve ser paga com o número do Renavam do veículo em agências bancárias, caixas eletrônicos ou pela Internet. Não há emissão de guia ou boleto.
Com esse valor é definido o IPVA dos estados. A alíquota de IPVA no Rio Grande do Norte não foi alterada em relação ao ano de 2010. Ela é correspondente a 3% do valor venal de automóveis, micro-ônibus, caminhonetes, embarcações, motocicletas e similares, com mais de 200 cilindradas.
O pagamento deve ser feito por meio do site oficial do Detran RN IPVA....As agências bancárias que recebem o pagamento do tributo são as seguintes:
Para poder imprimir é fácil, basta acessar o Portal de Serviços do Detran ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o da CNH e do CRLV digitais). O usuário precisará fazer um login, informando seus dados de cadastro do Portal Gov.br. Nessa etapa, são perguntados o nome, CPF e senha.
A taxa de licenciamento deve ser paga com o número do Renavam do veículo nas agências bancárias, caixas eletrônicos ou pela Internet. Não há a emissão de guia ou boleto. O sistema bancário informará os possíveis débitos referentes ao seguro obrigatório (DPVAT), multas e IPVA.
Após o pagamento da taxa de licenciamento e demais débitos do veículo no sistema bancário, o download e a impressão do CRLV fica disponível diretamente no portal do Detran. SP, no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do governo federal e ainda no Portal de Serviços do Denatran.
– Na tela inicial clique em “Meus veículos”; – Na sequência serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica; – Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos PDF ou P7S; – O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4 branca.
O Detran prorrogou o prazo do licenciamento anual de 2020. As novas datas (veja no quadro abaixo) irão de fevereiro até abril de 2021. O objetivo do departamento é dar prazo suficiente para que todos os proprietários regularizem seus veículos sem problema e aglomeração.