tamarillo
O mangostão é rico em fibras, o que o torna uma ajuda eficaz para todos os seus problemas digestivos. Pode ajudar a prevenir a constipação. Verificou-se que consumir o pericarpo e a casca da deliciosa fruta é eficaz no alívio da diarreia e da disenteria.
Suco de mangostão Pode ser feito com casca para potencializar os efeitos benéficos do fruto para saúde. Basta bater de 2 a 3 pedaços do fruto juntamente com 200 ml de água e adoçar a gosto.
Cientificamente conhecida como Garcinia mangostana L., é uma fruta redonda, com casca grossa e roxa que tem poder anti-inflamatório, sendo rica em um nutriente conhecido como xantona, que atua no organismo humano como um poderoso antioxidante. É também muito utilizada como complemento em dietas de emagrecimento.
Fonte de minerais, como ferro, potássio, fósforo, cálcio, manganês, zinco e cobre, o mangostão também é rico em vitaminas do complexo B (B6 e B12), vitamina C e vitamina A.
O rambutã, (do malaio rambut, pelo inglês rambutan) é o fruto da rambuteira (Nephelium lappaceum), uma árvore tropical de tamanho médio, da família das Sapindaceae, que se julga ser nativa do arquipélago malaio. O rambutão é um fruto comestível, muito abundante no Sudeste Asiático, sobretudo na Tailândia.
Como adubar essa planta: ➜ Preparar a cova de plantio incorporando 5 quilos de esterco de curral bem curtido e 100 gramas de P2O5 à terra retirada da cova. ➜ Para manutenção intercalar adubações orgânicas e minerais.
Plante sua semente de rambutan em um vaso com bons orifícios de drenagem. Preencha com solo orgânico que foi alterado com areia e composto orgânico. Cobrir levemente a semente com o solo. Sua árvore de rambutan deve germinar dentro de 10 a 21 dias.
O Rambutan (ou Rambutã / Rambutão), cujo nome científico é Nephelium lappaceum, é uma árvore da família Sapindaceae, da qual a Lichia também faz parte – e, portanto, são frutas aparentadas; daí o nome Lichia da Indonésia que o feirante usava. Mas eu sabor é mais adocicado que o da lichia, e a fruta tem tamanho maior.
Quem preferir cultivar o urucum em vaso deve usar um recipiente de no mínimo 30 litros preenchido com terra vegetal de boa qualidade. Apesar de a espécie ser bastante resistente à falta d'água, nos primeiros 30 dias após o plantio, Giacon recomenda irrigar a muda diariamente.
Deve-se cobrir o torrão até a altura de 2 cm acima do torrão inicial. Após o plantio da muda deve-se fazer a irrigação do vaso. É importante tomar cuidado para não lesionar o caule da planta, caso isso aconteça, pincele um pouco de canela em pó umidecida em água para que aconteça a assepcia do lugar machucado.
Como manter anãs as árvores frutíferas
Para o plantio são colocadas três mudas distanciadas 20 centímetros uma da outra, por cova. Retire as mudas dos saquinhos colocando-as na cova, em seguida chegue terra e faça uma leve compactação. Abra uma bacia em volta para irrigação e cubra o local com capim seco.