Como Feito O Teste VDRL?

Como feito o teste VDRL

O exame VDRL, que significa Venereal Disease Research Laboratory, é um exame laboratorial que tem como objetivo diagnosticar e monitorar a resposta ao tratamento para sífilis, também conhecida como lues, que é uma infecção sexualmente transmissível. Assim, a partir da coleta de uma amostra de sangue, que é enviada para o laboratório para que seja processada, é possível identificar a presença de anticorpos circulantes e a sua concentração, indicando a gravidade da doença.

– Recipiente de vidro para descontaminação de produtos biológicos, contendo solução aquosa de hipoclorito de sódio (uma parte de água sanitária comercial mais quatro partes de água) ou contendo álcool 70% (peso a peso – p/p).

Quando VDRL é positivo?

Apesar de ser muito importante, o VDRL precisa ser realizado em conjunto com outros exames. Isso ocorre porque ele pode apresentar o que chamamos de resultado falso positivo em 1 a 2% da população.

Títulos mais baixos, como 1/1, 1/2, 1/4 e 1/8, indicam que é possível que se tenha sífilis, pois após uma, duas, quatro ou oito diluições ainda foi possível detectar os anticorpos. Como se trata de possibilidade, é importante voltar ao médico para que um exame confirmatório seja solicitado, pois esse título pode ser resultado de uma reação cruzada, ou seja, um falso positivo. 

Os títulos baixos também são encontrados na sífilis primária, em que os anticorpos circulam no sangue em baixas concentrações e após a realização do tratamento, em alguns casos. Assim, caso a pessoa tenha histórico de sífilis, é possível que apresente títulos mais baixos da doença devido à persistência dos anticorpos na circulação, no entanto é importante que sejam realizados testes treponêmicos para verificar se esse resultado é devido à infecção passada ou é indicativo de infecção ativa, uma vez que não há formação de imunidade contra o Treponema pallidum.

Teste de VDRL em líquor

Teste de VDRL em líquor

Mesmo com o acesso mais fácil à informação, muitas pessoas ainda confundem duas doenças sexualmente transmissíveis, a herpes e a sífilis, o que acaba aumentando o risco de contaminação.

A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Receba todas as novidades

O exame Venereal Disease Research Laboratory (VDRL), também chamado de Sorologia para Lues, tem como objetivo diagnosticar e monitorar a sífilis, uma infecção sexualmente transmissível (IST).

Quando o resultado do exame for “VDRL não reagente”, significa que o paciente em questão nunca esteve em contato com esta bactéria da sífilis, ou que o seu organismo conseguiu eliminá-la totalmente do corpo.

A cicatriz sorologica diz que você já entrou em contato com a sífilis. Não é grave e não significa que você ainda tem a doença. Se você realizou o tratamento correto inclusive com o tratamento do parceiro, você não tem a doença. Esse titulo do VDRL poderá ficar tão baixo quanto 1/2 ou 1/4.

Hematologia

Hematologia

O exame é solicitado quando existe a suspeita de que o paciente tenha contraído sífilis, seja na forma primária – quando surgem lesões na região genital –, secundária ou mesmo na forma terciária da doença.

Essa possibilidade é maior em pacientes com mais de 70 anos, usuários de drogas injetáveis e/ou pessoas afetadas por outras doenças, como lúpus, distúrbios hepáticos, mononucleose, hanseníase, catapora, artrite reumatoide, etc.

Qual o valor normal do exame VDRL?

A sífilis é uma doença silenciosa e de caráter sistêmico. Ela é causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida por contato sexual ou vertical (na gestação ou parto).

O valor de referência do exame de antígeno sempre será não reagente – que indica a ausência de infecção. Não Reagente (Negativo): O resultado indica que não foi detectada a presença de antígenos do vírus SARS-CoV-2 na amostra analisada. Sugere ausência de infecção por coronavírus.

Apesar de ser potencialmente grave, a sífilis é curável. O tratamento consiste no uso de antibióticos. Seu maior desafio é o diagnóstico, já que pode ser confundida com outras doenças e menosprezada pelo paciente. É por isso que, ao perceber qualquer sinal ou sintoma, um médico deve ser procurado imediatamente.

Precisa de jejum para fazer VDRL?

Caso o resultado do teste seja positivo, será apresentado também uma proporção: 1/1 (lê-se um para um), ou 1/2,1/4, 1/8 e por aí vai. Portanto, quanto maior o valor da parte inferior, mais grave é o estado da doença. Por exemplo: 1/32 é pior do que 1/16, que é pior do que 1/4, e assim por diante.

O VDRL é especialmente indicado para mulheres que desejam engravidar, e deve ainda ser repetido em cada trimestre da gestação, para que os cuidados necessários para preservar a saúde da mãe e bebê sejam tomados.

O que é o exame de FTA-ABS?

A sorologia treponêmica (FTA-abs, TPHA, imunofluorescência) corresponde a testes específicos, úteis para confirmação diagnóstica. A sensibilidade dos testes treponêmicos na sífilis adquirida é de 84% na fase primária, de 100% nas fases secundária e latente, e de aproxmadamente 96% na sífilis terciária.

O que é FTA ABS IgG e IgM?

Apos tratamento o IgG FTA-ABS pode negativar ou permanecer positivo. IgM FTA-ABS desaparece apos fase aguda, sendo util para indicar infeccao congenita. O imunoensaio enzimatico (ELISA) em um teste treponemico que tem estreita correlacao com os resultados do FTA-ABS, apresentando como vantagem maior reprodutibilidade.

O que é Treponema IGM?

São exames que detectam o Treponema pallidum (bactéria causadora da sífilis) diretamente na lesão, seja ela uma úlcera (sífilis primária), ou lesão de pele (sífilis secundária).

O que é reação de FTA ABS IgG?

Coleta: Jejum não necessário. Interpretação: Uso: confirmação de resultados reagentes em testes não-treponêmicos no diagnóstico da sífilis, diagnóstico de sífilis tardia (mesmo com testes não-treponêmicos não reagentes).

Qual a diferença entre o exame FTA ABS IgG e FTA ABS IgM?

O FTA-ABS IgG e IgM significam que você tem ou teve sifilis. Enquanto o IgM representa uma infecção mais recente, o IgG significa uma infecção tardia. Após ter sífilis, mesmo que o tratamento tenha sido realizado corretamente, o FTA-ABS IgG poderá ficar sempre positivo. É a cicatriz sorológica.

O que é Treponema pallidum IgG reagente?

São exames que detectam o Treponema pallidum (bactéria causadora da sífilis) diretamente na lesão, seja ela uma úlcera (sífilis primária), ou lesão de pele (sífilis secundária).

O que é pallidum?

substantivo feminino [Bacteriologia] Gênero (Treponema) de microrganismos, agentes responsáveis por doenças do homem e dos animais, que se caracterizam pelo corpo muito delgado, espiralado, cilíndrico ou ligeiramente achatado, com extremidades pontiagudas, cuja multiplicação se faz por divisão longitudinal.