As reações de oxirredução ocorrem quando uma espécie química perde elétrons, oxidando-se; enquanto a outra espécie ganha elétrons, reduzindo-se. As reações de oxirredução são aquelas em que há transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas.
Com a combinação química de ferro (Fe) com oxigênio (O2). A umidade do ar também é importante, já que é por meio da água (H2O) que os elétrons são transferidos na reação. Da mistura de Fe, O2 e H2O resulta o óxido de ferro, nome da popular ferrugem.
O processo de corrosão dos metais se dá em virtude das reações de oxidorredução entres esses e outros agentes naturais como o oxigênio presente no ar. O potencial de redução desses metais costuma ser menor do que o oxigênio e por isso eles cedem seus elétrons, oxidando-se.
O metal usado é denominado “de sacrifício” exatamente porque é ele que será oxidado no lugar do ferro. Esse metal de sacrifício perde elétrons para o ferro mantendo-o protegido mesmo se a superfície for arranhada e o ferro ficar exposto ao ar. ... Um processo semelhante é o de ligar placas de magnésio ou zinco às de ferro.
A oxidação negra é normalmente realizada através de banhos químicos alcalinos (com ou sem cromatos). Quando os materiais ferrosos são mergulhados no banho de óxido preto (banho químico quente), a superfície da peça forma o óxido. Esse óxido é a magnetita (Fe3O4).
Use água salgada para escurecer o latão de leve. A mistura de água e sal de cozinha (nas mesmas proporções) ajuda a oxidar o latão e, assim, acelera o envelhecimento. Aplique-a com um pincel pequeno em toda a superfície do objeto, repetindo o processo uma vez por dia até chegar ao resultado esperado.
Aqueça o objeto com um isqueiro. Segure a peça que deseja envelhecer com um tenaz ou um torno de mesa e passe a chama do isqueiro por todo o comprimento dela, aquecendo-a de modo uniforme. Continue passando a chama sobre o aço até que o objeto comece a escurecer.
Um método particularmente eficaz de criar aço anodizado é o de reagir o metal com hidróxido de potássio, KOH, ou hidróxido de sódio, NaOH. Utilizando esses produtos químicos cria-se uma magnetita, Fe3O4, ou camada de magnetita dicroica na superfície que não oferece proteção ao aço subjacente.
A galvanização a frio é uma ótima maneira de proteger superfícies de ferro, aço ou com cordão de solda da oxidação, corrosão e ferrugem. Afinal, o método oferece as mesmas características de proteção anticorrosiva que a galvanização a quente.
Acrescente sal a colheradas, até ele não se dissolver mais no vinagre. Nesse momento, haverá sal no fundo do pote com vinagre. Corte o fio no meio e, depois, corte o suficiente da proteção de borracha para prender os metais. Prenda os fios no metal a ser galvanizado e no pedaço de cobre, enrolando o fio neles.
Ao mergulhar o aço no banho de zinco, o ferro irá reagir com o zinco para formar várias camadas de liga e uma camada exterior de zinco puro....Resfrie o aço galvanizado.
Quando imersos na cuba de zincagem, o ferro e o aço são imediatamente molhados pelo zinco. Ao se retirar as peças do banho, uma quantidade de zinco fundido é arrastada sobre as camadas de liga e, ao se solidificar, transforma-se na camada externa de zinco praticamente puro.
CONHEÇA O PASSO-A-PASSO DO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO A FOGO
Como é feita a galvanização eletrolítica? A técnica também conhecida como zincagem eletrolítica, tem seu início na aplicação do zinco através de uma corrente elétrica. Dessa maneira, o material é transferido do anodo para o aço carbono negativamente carregado.
A galvanoplastia é um processo químico ou eletroquímico em que uma fina camada de metal é empregada sobre a superfície de um objeto, metálico ou não.