Já o inhame possui um formato mais arredondado e uma quantidade maior de pelinhos. Fora esse fator, essas raízes também podem variar em termos de cor: existem inhames e carás com polpa roxa, amarela, branca ou até mesmo rosada.
O cará é um tubérculo cujo nome científico é Dioscorea Alata. É um alimento que pode ser encontrado na maioria das feiras e mercados, geralmente nas barraca em que também se vende batata-inglesa e inhame. A casca do cará não tem “pelos” e parece-se com a da mandioca, com a diferença que é marrom e mais arredondada.
O inhame deve estar firme. Se algumas partes dele estiverem amolecidas, ou com pequenos “brotos”, provavelmente ele já está estragado. Deve ser mantido em local seco e arejado (não necessariamente na geladeira), e dura até 10 semanas. Se for congelado, resite a meses.
Os inhames não precisam ser mantidos em geladeira, pois se conservam em condição natural por até 10 semanas, desde que mantidos em local arejado, escuro e seco. Quando colocados em geladeira doméstica, devem ficar na parte inferior, dentro de sacos plásticos.
As manchas escuras são resultado da ação da enzima polifenoloxidase. Embora elas não signifiquem que o alimento estragou, seu aparecimento deixa a comida bem menos apetitosa. ... O primeiro é deixar o alimento, já cortado, mergulhado em água. Enquanto estiver submerso, o vegetal não vai escurecer.
O Inhame é fácil de preparar, pode ser usado na sopa, em forma de purê ou mesmo suco com o fim claro de melhorar o funcionamento do organismo e limpar a pele. Quem deseja tratar a acne ou manchas na pele, por exemplo, deve inserir o inhame no cardápio de forma rotineira. Como suco, basta lavar, picar e bater com água.
O alimento facilita a digestão, ajuda a eliminar toxinas do organismo e fortalece o sistema imunológico. O indicado é consumir o alimento pelo menos três vezes na semana para potencializar os seus benefícios. Para o suco, o inhame pode ser usado cru ou cozido. Basta misturá-lo com água de coco e meio limão.
Segundo a profissional, basta cozinhar dois inhames cortados em rodelas regados com duas colheres de óleo de coco e sal, depois, jogue as rodelas em uma frigideira antiaderente e frite até que fiquem douradas, depois é só consumir.
Para fazer o chá de inhame basta colocar a casca do inhame na água fervente e deixar por cerca de 5 minutos com a panela tampada. Em seguida, deixar esfriar, coar e beber em jejum. Como o chá de inhame não tem muito sabor, pode ser interessante acrescentar algum adoçante para que fique melhor.
O inhame é também o que menos engorda. 100 gramas possui 97 calorias. A mesma quantidade de batata doce tem 118.
Conheça 8 remédios naturais para aliviar os efeitos da menopausa