Não existe um percentual ideal para a rotatividade, sendo que a empresa deve minimizá-lo ao máximo para minimizar seus custos, garantir a produtividade e reter seus talentos. É recomendável que a empresa trabalhe para manter a taxa entre 5% e 10%, percentuais acima disso poderá agravar bastante as contas da empresa.
A rotatividade de Pessoal, acontece quando um funcionário é desligado e entra outro colaborador para substituí-lo. Ou seja, a rotatividade nada mais é do que o fluxo de entradas (admissões) e saídas (desligamentos, demissões, remanejamentos e aposentadorias) de pessoas em uma organização.
A alta rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover, é a freqüência com que colaboradores entram e saem de uma empresa, é um dos fatores mais importantes a serem analisados dentro de uma organização. Isto ressalta que há algo errado na empresa que precisa ser melhorado.
Dentro do contexto de Recursos Humanos, o turnover indica o movimento de substituição de um funcionário, a rotatividade de colaboradores em uma empresa. Esses desligamentos são medidos pelas organizações que se preocupam com a gestão de pessoas e com a qualidade do ambiente de trabalho.
Resumidamente, o endomarketing: Otimiza a motivação interna, pois oferece um sentido ao ambiente de trabalho; Melhora o clima organizacional ao incentivar o trabalho em equipe; Melhora a qualidade de vida no trabalho; Aumenta a produtividade e engajamento dos colaboradores.
O Endomarketing consiste em vender uma ideia para o cliente interno, ou seja, o funcionário da empresa. Sua tarefa principal é reter e atrair os colaboradores, transformando-os em agentes embaixadores da marca. Os colaboradores mais engajados também vão ajudar a organização a divulgar sua cultura interna.
Um “marketing para dentro” é justamente uma estratégia de marketing institucional interna, feita para os colaboradores. O conceito de endomarketing envolve ações de engajamento, motivação, reconhecimento, incentivo à formação profissional, entre outras.
34) endomarketing consiste em realizar ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o objetivo de atrair e reter esses funcionários. ... Não basta chegar à empresa e cumprir roboticamente suas tarefas. As pessoas têm de querer mais.
Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno. O termo Endo é oriundo do grego Endus e significa para dentro, logo seu conceito é definido como: o estudo das necessidades e desejos dos consumidores.
Alguns exemplos de endomarketing são:
As 6 Ferramentas Essenciais de Endomarketing
O endomarketing, ou Marketing Interno, busca melhorar o employer branding, reduzir o turnover e aumentar a satisfação por meio de ações internas. Quando uma empresa quer conquistar e fidelizar clientes externos, ela investe em marketing.
Planejamento de Endomarketing em 6 Passos
Para desenvolver uma campanha de comunicação interna é preciso levar em conta os objetivos desejados, a cultura da empresa e dos seus executivos, o perfil do público e os guidelines de comunicação que norteiam todas as ações da companhia.
“O endomarketing deve partir de três premissas básicas: 1) Estamos num mercado orientado para o cliente. Clientes só podem ser conquistados e retidos com um serviço excelente; 2) Funcionários tem expectativas, são um ativo valioso e constituem o primeiro mercado da organização.
O endomarketing — ou marketing interno — é uma estratégia de marketing institucional com foco em ações internas. Ele tem como objetivo sensibilizar e engajar os colaboradores acerca dos desafios da empresa. Além disso, as iniciativas têm como propósito melhorar a imagem da organização entre os seus funcionários.
Para garantir o sucesso de uma estratégia de endomarketing, é preciso planejamento. O ponto de partida pode ser um diagnóstico de clima e da comunicação interna, que vai apontar o melhor caminho e as melhores iniciativas para ampliar a satisfação e o engajamento dos colaboradores.