Atenção com as características do peixe Peixes inteiros devem ter olhos salientes e bem brilhantes; As escamas do peixe devem sempre estar bem aderidas à pele; As brânquias são sempre avermelhadas, com tons de rosa ou vinho escuro; O odor do peixe deve ser característico, porém suave, sem ser desagradável.
As brânquias permitem que a troca gasosa ocorra entre o sangue do animal e o ambiente aquático, sendo, portanto, uma estrutura presente apenas em animais que vivem na água. Peixes, alguns moluscos e crustáceos são exemplos de seres vivos que possuem respiração do tipo branquial.
Em certas situações, pode ser preciso dar um banho de água salgada nos peixes de água doce doentes, antes de introduzi-los no aquário-hospital. Só que é necessário muito cuidado nesse procedimento. Jamais utilize o sal de cozinha comum, que tem iodo, elemento prejudicial para os peixes.
Muitas podem ser as causas de morte de peixes, a depleção de oxigênio é de fato a principal causa de morte de peixes, pois seja por fatores ambientais, ou substâncias tóxicas na água, causa uma diminuição do oxigênio dissolvido, porém é importante estudar aprofundadamente o que ocasionou tal mortandade.