Karl Marx utiliza do materialismo histórico e dialético, traçando relações entre o consumo e a finalidade para cada consumo.
A Sociologia faz diferentes análises e, para isso, usa diferentes métodos. Podemos apontar, por exemplo, alguns métodos quantitativos: pesquisas estatísticas, análise de dados massivos. Ou qualitativos: a observação e análise de determinada vila ou região, por exemplo.
As regras do método sociológico. Este distanciamento em relação ao objeto é uma consequência direta da concepção durkheimiana de ciência, que busca conhecer as relações causais existentes na sociedade, não se preocupando com julgamentos de valor acerca do que é observado.
Resposta: O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade.
Podemos evidenciar que os três elementos que caracterizam a sociologia são certamente os seguintes: o indivíduo, a sociedade, e por fim, a religião.
PROFESSOR: Para que o teatro dramático exista, são necessários três elementos operativos que podemos chamar de “tríade essencial”: o texto, o ator e o público.
Das várias, ou melhor, inúmeras partículas que formam o átomo, três delas são mais estudas: prótons, nêutrons e elétrons. Mesmo sabendo que o núcleo atômico possuía pequenas dimensões e tinha carga elétrica, somente no ano de 1919, por meio de experimentos, é que se comprovou a existência do próton.
A cultura é formada por um conjunto de fatores que a organizam e lhe fornecem estrutura. Esses elementos são: conhecimentos, crenças, normas, valores e signos.
São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.
O Brasil é conhecido por ser um país multiétnico. São colocados como os principais elementos formadores da nação brasileira: a) Portugueses, os africanos e os imigrantes árabes, japoneses, italianos e alemães.
A população brasileira é composta por três povos principais, mas muitos outros contribuíram para a formação de nossa população. Os povos principais são os povos africanos, que foram trazidos aqui como escravos, os povos nativos do continente americano e os portugueses.
Os indígenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nação e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo. ... Com o prosseguimento da miscigenação, originaram-se os inúmeros tipos que hoje compõem a nossa população.