O primeiro cientista a determinar a densidade média da Terra (e em conseqüência, a massa da Terra) foi Henry Cavendish em 1798. Ele determinou a força de atração gravitacional entre duas esferas de chumbo com massa conhecida. Como sabia o peso de cada uma das esferas, pode determinar a massa da Terra.
Trata-se de uma força de atração que surge entre todos os corpos que possuem massa. ... A força gravitacional é uma força atrativa que surge entre todos os corpos com massa. O planeta Terra, por exemplo, é capaz de atrair os corpos ao seu redor em direção ao seu centro por causa de seu campo gravitacional.
A Lei de Coulomb, formulada pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) no final do século XVIII, abrange os estudos sobre a força elétrica entre partículas eletricamente carregadas....Os dados do enunciado são:
Resposta. Resposta: A carga adquirida por um átomo que perde 3 * 10 ¹⁹ elétrons é de 4,8 Coulomb. Lembrando que, a carga total de um átomo depende do número de prótons (cargas positivas) e elétrons (cargas negativas) que o compõem.
A carga adquirida por um átomo que perde 3.
Verificado por especialistas A carga adquirida por um átomo que ganha 2.
É importante dizer que um corpo nunca perde ou ganha prótons. Isso porque os prótons estão localizados na parte central, ou seja, no núcleo do átomo. Quando um corpo tem excesso de elétrons dizemos que ele ganhou elétrons. Mas quando o corpo tem excesso de prótons dizemos que ele perdeu elétrons.
No entanto, quando ele perde ou ganha elétrons dizemos que está eletrizado. Quando um corpo possui uma maior quantidade de cargas positivas, dizemos que perdeu elétrons, e por isso está eletrizado positivamente. Obs.: Um corpo nunca ganha prótons, porque está localizado na parte central do núcleo do átomo.
Verificado por especialistas. Um corpo eletrizado positivamente , podemos afirmar que que o corpo possui mais prótons do que elétrons. Assim, um corpo, originalmente neutro, que assume uma carga positiva, perdeu um determinado número de elétrons.