Outro mecanismo de defesa do piolho de cobra é a liberação de uma toxina de suas glândulas laterais. Essa secreção, apesar de tóxica, é praticamente inofensiva para os seres humanos. O máximo que pode causar, em caso de contato, é coceira e ardor na pele. Nos olhos, pode provocar vermelhidão e inchaço.
Quando uma centopeia pica uma pessoa, ela injeta seu veneno na pele. A produção do veneno ocorre em uma glândula na perna do inseto. Desse modo, elas injetam veneno em suas presas para se proteger e se defender.
Os carnívoros são predadores, ou seja, caçam e alimentam-se de pequenos animais, como moscas, grilos ou vermes. As lacraias capturam sua presa com pinças muito fortes que possuem no último par de patas. Depois, cravam suas unhas pequenas presentes na cabeça e injetam um veneno mortal em suas vítimas.
3 – Joaninhas comem as aranhas As joaninhas comem cerca de 50 insetos por dia. Para atrair este pequeno animal em casa, use plantas que o façam, como os malmequeres.
Scolopendra gigantea
Gelo – Uma compressa de água gelada ou de pedras de gelo consegue aliviar não só a coceira causada pelos mosquitos, mas também a dor que resulta da picada de outros insetos, como abelhas e formigas.
Chilopoda
Os sintomas são: dor forte e inchaço (edema) no local da picada. Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida. As lacraias gostam muito de umidade.
lacraia