Verificado por especialistas. A responsabilidade moral é a responsabilidade voltada as ações de consequências sociais, enquanto a responsabilidade ética é a responsabilidade voltada para consequências individuais. A ética trata-se de um conjunto de valores morais e éticos que moldam a sociedade.
Na tentativa de entender como atribuímos responsabilidade a uma agente por coisas além de seu controle, Nagel define quatro meios pelos quais a sorte influencia nossos juízos morais e elenca os tipos de sorte moral: sorte resultante, circunstancial, constitutiva e causal.
A sorte moral descreve as circunstâncias nas quais um agente moral recebe uma culpa ou elogio moral por uma ação e suas conseqüências, mesmo que óbviamente o agente não tivesse controle total sobre a ação e suas conseqüências.
Problemas morais – O perigo. ... Os problemas morais são relativos a prática e a cada situação específica, podendo abalar uma ou muitas pessoas. Dentro da corporação uma ação mal pensada e concretizada poderá gerar consequências irreversíveis.
A tabela é resultante de pesquisas na web....Quais os principais problemas do mundo que afetam a população brasileira? artigo de Carol Salsa.
Um problema ético é tudo o que não é certo, correto, nem atende aos padrões e afeta diretamente a sociedade e os indivíduos.
O problema ético tem dois aspectos principais: o problema crítico e o problema teórico. O problema crítico é relativo ao fundamento e ao valor dos códigos, dos princípios, das normas, das convicções morais já existentes.
1 – Qual a diferença entre problemas éticos e problemas morais? Os problemas éticos se diferenciam dos morais devido a sua generalidade, portanto pode contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. ... A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
Quais os principais dilemas éticos nas organizações
A moral refere-se ao conjunto de normas e princípios que se baseiam na cultura e nos costumes de determinado grupo social. Já a ética é o estudo e reflexão sobre a moral, que nos diz como viver em sociedade. ... A moral se refere às regras de conduta que são aplicados à determinado grupo, em determinada cultura.
Os princípios são o conjunto de normas que fazem parte da ética e constituem um marco de referência para o agir virtuosamente. ... Esses princípios, por sua vez, são a base dos valores, pois, por exemplo, o valor do respeito se conecta com a manifestação do bem.
Postura profissional é o conjunto de particularidades pessoais e condutas comportamentais, baseadas em princípios éticos, que viabilizam a convivência entre os companheiros de trabalho e em relação a instituição.
Postura profissional é o conjunto de características pessoais e condutas adotadas pelo profissional no ambiente de trabalho. Ou seja, todas as escolhas, ações e atitudes realizadas diante das mais variadas situações do dia a dia compõem a postura de um profissional. Sendo assim, a postura pode ser boa ou ruim.
Exemplos de ética profissional no trabalho
A postura profissional se refere à maneira como nos comportamos e nos relacionamos com os colegas no ambiente de trabalho. ... Mais do que ter as habilidades e conhecimentos necessários para o exercício da função, a excelência de um colaborador está diretamente atrelada à forma como ele se porta no ambiente de trabalho.
Significado de Postura Comportamento de quem sabe se portar; compostura. Modo de agir; comportamento: sua postura foi inadequada. Maneira de pensa; ponto de vista, opinião, posicionamento.
Mas, acima das políticas da organização, a postura profissional ideal deve ser guiada pelo bom senso e bom gosto, que formam a base do convívio no ambiente de trabalho. Demonstrar profissionalismo significa se comunicar de forma clara e respeitosa, ter seriedade nos posicionamentos e compromisso com o trabalho.
10 dicas para ser uma profissional de sucesso