EQST

Qual O Compromisso Social E Tico Do Professor?

Qual o compromisso social e ético do professor?

O trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é seu primeiro compromisso com a sociedade. Sua responsabilidade é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, nas associações de classes, na vida cultural e política.

O que é ser um professor ético?

Quando se fala de ética na educação logo se pensa na conduta do professor em relação a seus educandos. A ética gira em todos os princípios e valores que norteiam a ação estabelecendo regras para o bem comum, tanto no individual como no coletivo, assim estabelece princípios gerais.

O que é um professor Social?

As atitudes e os valores do ensino têm papel fundamental no desenvolvimento dos seres humanos e da sociedade. A função social do professor na formação do ser humano é algo que está atrelado aos valores que aprendemos, desenvolvemos e levamos para a vida. ...

Qual é o papel do educador?

Recepcionam as crianças, cuidam da higiene, asseio, alimentação e controla o repouso. Auxiliam na elaboração do planejamento pedagógico; preparam material didático, desenvolvem atividades recreativas e acompanham o desenvolvimento das crianças.

Qual é a diferença entre professor e educador?

O professor tem a função de transmitir o seu conhecimento, enquanto o educador é comprometido com a formação integral do ser humano e com a sua interação com a família e a sociedade. O professor sai de casa para mais um dia de aula, enquanto o educador busca formas para promover a transformação do seu aluno.

O que o professor precisa saber para exercer sua profissão?

Essa realidade mudou e hoje é preciso ter, no mínimo, uma pós-graduação lato-sensu (especialização) para atuar em faculdades privadas e no mínimo uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) para ser professor em universidades públicas federais.

O que é necessário para ser um bom educador?

Para ser educador, não basta conhecer teorias, aplicar metodologias, é preciso uma predisposição interna, uma compreensão mais ampla da vida, um esforço sincero em promover a própria auto-educação, pois o educador verdadeiro é aquele que antes de falar, exemplifica; antes de teorizar, sente e antes de ser profissional ...

É possível Tornar-se um educador?

Verificado por especialistas. Não é possível. A prática filosófica é inerente ao desenvolvimento dos conhecimentos pedagógicos educacionais, visto que aqueles que apresentam excelência neste processo, são capazes de pensar de forma crítica e dinâmica.

O que são as competências específicas da Bncc?

Competências específicas de cada área do conhecimento e dos componentes curriculares; Direitos de Aprendizagem ou Habilidades relativas a diversos objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) que os alunos devem desenvolver em cada etapa da Educação Básica — da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Quais são as competências específicas?

Competências Específicas de Linguagem para o Ensino Fundamental. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

Quais são as competências específicas de geografia para o Ensino Fundamental?

Os alunos do ensino básico têm a capacidade de desenvolver competências geográficas de observação, classificação, organização, leitura e interpretação de mapas....Ser capaz de:

  • Utilizar vocabulário geográfico, em descrições escritas e orais de lugares e regiões;
  • Formular questões geográficas simples (Onde se localiza?

Quais são as competências específicas de História para o ensino fundamental?

Identificar, comparar, contextualizar, interpretar e analisar. Esta é a tônica das competências específica de História para o ensino fundamental que o estudante deve desenvolver ao mobilizar as habilidades que se relacionam aos conteúdos e objetos de conhecimento propostos pela BNCC.

Quantas competências específicas determina para a disciplina de História?

A Área Específica de História apresenta 7 Competências para serem desenvolvidas ao longo dos 9 Anos do Ensino Fundamental e o infográfico sintetiza de forma crítica a proposta.